Brasil pré-coronavírus vendia 10.000 carros/dia. Agora mal passa de 1.000
Março prometia alta nos emplacamentos, mas pandemia mudou tudo, paralisou mercado por mais de uma semana e levou a uma queda de 19% em relação a fevereiro
A queda acima dos 90% nos emplacamentos diários de automóveis na última semana já antecipava queda nas vendas.
Agora, números preliminares obtidos por QUATRO RODAS apontam para queda de 19,1% nas vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em todo o mês março.
O mês fechou com 155.733 unidades emplacadas, queda de 19,1% frente as 192.639 unidades de fevereiro. Já na comparação com os emplacamentos de março de 2019 (199.550) a queda é de 22%.
Se compararmos as três primeiras semanas de março com a última semana e meia, quando o isolamento social pelo coronavírus foi intensificado, a média diária de emplacamentos caiu de 9.841 para 1.158 unidades, uma diferença de 88,23% (bem perto do percentual adiantado por nossa reportagem no início da semana).
É um número muito baixo, mas esperado, dada a situação do momento. O lado bom é que sinaliza que o mercado está, a medida do possível, respeitando a quarentena. E há empresas oferecendo soluções para contornar essa fase.
Os números de vendas diárias (veja o gráfico abaixo) revela queda abrupta nos emplacamentos nos últimos sete dias úteis de março.
Mas isso não prejudicou a liderança inoxidável do Chevrolet Onix, ainda que com 12.007 unidades, mas Ford Ka (7.104 emplacamentos) e Hyundai HB20 (com 7.041) retomaram a segunda e a terceira posições, respectivamente, enquanto o Onix Plus caiu para quarto.
Alguns carros, porém, foram menos impactados que outros.
Enquanto o Jeep Renegade passou de décimo para oitavo, defendendo o título de SUV mais vendido em março, o VW T-Cross manteve a nona posição.
O Renault Kwid, passou de sexto para a décima posição no ranking. Já o Jeep Compass despencou de 12° para 19°, uma posição onde não figurava desde seu primeiro mês cheio, novembro de 2016.
Já para o Chevrolet Tracker, ser o 25° é motivo de comemoração. O início das entregas da nova geração e as promoções para acabar com o estoque do modelo antigo resultaram em 1.907 emplacamentos – ante os 1.337 de fevereiro
Os 25 carros mais vendidos em março de 2020
Posição | Marca/Modelo | Número de vendas |
1º | Chevrolet Onix | 12.007 |
2º | Ford Ka | 7.104 |
3º | Hyundai HB20 | 7.041 |
4º | Chevrolet Onix Plus | 6.670 |
5º | Fiat Argo | 6.071 |
6º | Volswagen Gol | 5.667 |
7º | Fiat Strada | 4.798 |
8º | Jeep Renegade | 4.494 |
9º | Volkswagen T-Cross | 4.494 |
10º | Renault Kwid | 4.109 |
11º | Volkswagen Polo | 3.771 |
12º | Toyota Corolla | 3,642 |
13º | Ford Ka Sedan | 3.626 |
14º | Nissan Kicks | 3.596 |
15º | Fiat Toro | 3.596 |
16º | Fiat Mobi | 3.527 |
17º | Hyundai Creta | 3.483 |
18º | Renault Sandero | 3.303 |
19º | Jeep Compass | 3.059 |
20º | Toyota Hilux | 2.971 |
21º | Honda HR-V | 2.761 |
22º | Volkswagen Saveiro | 2.667 |
23º | Volkswagen Virtus | 2.561 |
24º | Ford EcoSport | 2.050 |
25º | Chevrolet Tracker | 1.907 |