Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Brasil: montadoras e concessionárias deixam a desejar no pós-venda

Índice médio de satisfação dos proprietários caiu em 2014

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 13h58 - Publicado em 13 ago 2014, 17h44
mercado

O índice médio de satisfação dos proprietários brasileiros durante o processo de compra e utilização de um carro novo caiu em 2014 na comparação com o ano passado. A informação foi revelada no VOSS Brasil 2014, estudo feito pela J.D. Power que leva em conta as opiniões de 9 mil consumidores, entre 12 e 36 meses depois de adquirirem um veículo novo.

De acordo com o material, o índice registrado neste ano foi de 731 pontos, enquanto em 2013 a média geral foi de 733 pontos. Para chegar a essa informação, a empresa faz a avaliação de quatro fatores: custo de propriedade do veículo, experiência pós-venda, design e desempenho do veículo e qualidade/confiabilidade do carro. Na Alemanha, o índice registra 788 pontos, e no Reino Unido, 772.

Nesse panorama, um dos pontos negativos com ligação mais íntima com o mercado brasileiro é o relacionamento pós-venda. “As concessionárias brasileiras têm se preocupado mais com a venda de carros novos do que com o relacionamento que mantêm com os clientes”. A afirmação é de Jon Sederstrom, diretor nacional da J.D. Power do Brasil.

Para efeito de comparação, nos mercados europeu e norte-americano é identificada uma dependência financeira muito menor das vendas de carros. “Elas reconheceram que o tempo do cliente, sua conveniência e seu dinheiro são valiosos. Em vista disso, empenharam-se em mudar o foco no veículo para um foco dirigido à ajuda dada ao cliente”, complementa Sederstrom, mencionando a importância de ações como oferta de transporte alternativo como conveniência, pontualidade na entrega dos veículos e redução da burocracia.

Continua após a publicidade

Hyundai-HMB se destaca entre as marcas

No que diz respeito às marcas que obtiveram os melhores resultados no VOSS Brasil 2014, a Hyundai-HMB ficou na primeira colocação, com índice de satisfação médio de 788 pontos. A segunda posição ficou com a Toyota, com 783 pontos, seguida por Honda (774), Kia (762) e Nissan (748).

Quanto aos modelos mais bem avaliados, o Volkswagen Gol (geração 4) ficou na primeira posição entre os subcompactos, o Hyundai HB20 liderou entre os hatches compactos de entrada, o Renault Logan foi o melhor entre os sedãs compactos de entrada e o Ford New Fiesta ponteou no segmento dos hatches compactos superiores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.