Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Brasil e Colômbia firmam acordo automotivo e importação terá tarifas zeradas

Chevrolet Sail pode ser candidato ao mercado brasileiro

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 14 out 2015, 17h16
geral

Os governos de Brasil e Colômbia firmaram um acordo nesta semana que prevê a isenção das tarifas de importação de veículos entre os dois países. O início da validade da medida estava combinado para 2018, mas os dois presidentes acertaram a antecipação desse prazo para 2016, com a progressão gradual num período de três anos.

Assim, no ano que vem, a tarifa zero para importações entre Brasil e Colômbia valerá para um limite de 12 mil veículos. Este teto será de 25 mil veículos em 2017 e, em 2018, chegará a 50 mil veículos. A duração total do acordo será de oito anos – de 2019 em diante, sempre com teto de 50 mil carros. Caso esse limite não seja atingido, a “sobra” poderá ser adicionada ao teto do ano seguinte.

O objetivo dos dois países é ampliar a parceira comercial, tendo em vista que o Brasil é a maior economia do continente, e a Colômbia, a terceira – e, mesmo assim, apenas a sétima parceira comercial brasileira na região. No que diz respeito especificamente ao mercado automotivo, até aqui, os veículos brasileiros vendidos ao mercado colombiano são taxados em 16%.

chevrolet-sail-hatch.jpeg
Continua após a publicidade

Atualmente, o mercado colombiano tem pouco mais de 300 mil veículos vendidos ao ano (exatos 328.529 exemplares em 2014). A produção nacional é limitada, com destaque para General Motors e Renault. A marca francesa produz o Duster em sua planta na Colômbia. No caso da Chevrolet, uma opção diferente para o mercado brasileiro seria o Sail, que foi o modelo mais vendido no país no ano passado e poderia ser, futuramente, uma nova opção de entrada por aqui – apesar de sua origem ser chinesa, o carro é montado na Colômbia, com carrocerias sedã e hatch.

Curiosamente, a Mazda tinha uma planta funcional no país até poucos meses atrás, mas as atividades foram encerradas, e a marca japonesa, ausente do Brasil há 15 anos, passou a vender seus veículos na Colômbia apenas via importação.

VEJA MAIS– Acordo entre Argentina e Brasil é prorrogado– Acordo automotivo entre Brasil e México será renovado

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.