Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bonito e bem-equipado, Peugeot 3008 vem ao Brasil por R$ 135.990

Agora um SUV, ele chega em versão única recheada de equipamentos. Patinete elétrico, porém, será restrito aos 30 primeiros compradores

Por Da Redação
Atualizado em 21 jun 2017, 18h44 - Publicado em 21 jun 2017, 18h43
Visual ficou mais encorpado, com maior altura em relação ao solo
Visual ficou mais encorpado, com maior altura em relação ao solo (divulgação/Peugeot)

A segunda geração do Peugeot 3008 (agora com porte de SUV, abandonando o estilo minivan do passado) teve os preços e equipamentos revelados para o Brasil. O valor promocional de pré-venda é de R$ 135.990 – posteriormente, o carro será tabelado em R$ 139.990.

Baseado na plataforma modular EMP2 (a mesma dos Citroën C4 Picasso e Grand Picasso), ele vem causando boa repercussão desde o lançamento no final do ano passado, sendo inclusive eleito o Car of The Year na Europa em 2017.

O modelo chega ao Brasil em versão única (Griffe). Os primeiros 30 compradores na pré-venda levarão de brinde o patinete elétrico e-Kick. Fabricando pela própria Peugeot, o equipamento tem autonomia de 12 km, atinge 25 km/h, pesa 8,5 kg e é recarregado numa tomada no porta-malas do carro.

Patinete elétrico pode ser recarregado no porta-malas - mas só os 30 primeiros clientes terão como brinde
Patinete elétrico pode ser recarregado no porta-malas – mas só os 30 primeiros clientes terão como brinde (divulgação/Peugeot)

A má notícia: segundo a Peugeot, as 30 primeiras vagas do pré-venda já foram preenchidas. Além disso, pelo menos por enquanto, a marca não irá comercializar o patinete posteriormente, nem como um item separado.

Continua após a publicidade

Mecânica e equipamentos

O novo 3008 vem equipado com o conhecido motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta. A configuração utilizada bebe apenas gasolina e gera 165 cv de potência, com 24,5 mkgf de torque a 1.400 rpm.

O câmbio será sempre automático de seis marchas, com trocas sequenciais no volante e tração dianteira. Segundo a Peugeot, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 8,9 segundos, com 206 km/h de velocidade máxima.

Novo Peugeot 3008
Apliques pretos entre as lanternas e nas colunas criam interessante efeito visual (divulgação/Peugeot)

A versão Griffe não terá opcionais, mas já vem bem equipada. O destaque no interior é o painel de instrumentos totalmente digital e configurável, com uma tela TFT de 12,3 polegadas instalada de acordo com o conceito i-Cockpit – ou seja, sempre acima do pequeno volante, mais perto do nível dos olhos do condutor.

Continua após a publicidade

No console central, de visual bastante arrojado, ficam a central multimídia touchscreen de 8 polegadas e os comandos no estilo interruptor para diversas funções, como as do ar-condicionado digital de duas zonas, com saídas dedicadas para o banco traseiro.

Novo Peugeot 3008
Painel tem tela digital de 12,3 polegadas configurável (divulgação/Peugeot)

O pacote de segurança oferece controles de tração e estabilidade, seis airbags, fixações Isofix, faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho

Entre os auxílios à condução, há assistente de partida em rampas, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento e câmera de ré.

Continua após a publicidade

Já os equipamentos de conforto incluem teto solar elétrico, bancos dianteiros com aquecimento e cinco modos de massagem (o sistema é composto por oito bolsas de ar), banco do motorista com ajustes elétricos e carregador de smartphones por indução (sem fio).

Carregador de smartphones por indução faz parte do pacote
Carregador de smartphones por indução faz parte do pacote (divulgação/Peugeot)

E a concorrência?

Tendo como referência o valor cheio de R$ 139.990, a própria Peugeot elenca entre os concorrentes do novo 3008 os SUVS médios Hyundai New Tucson, o Kia Sportage 2.0 e o VW Tiguan 1.4 TSI.

O New Tucson parte de R$ 138.900 na versão GL, mas chega a R$ 147.900 na configuração GLS, com nível de equipamentos mais parecido com o do Peugeot. O Sportage, por seu lado, custa R$ R$ 139.990 na configuração mais completa, com itens exclusivos como detector de pontos cegos e seletor de modo de condução.

Continua após a publicidade

Já o VW Tiguan 1.4 TSI começa em R$ 130.408, mas chega a R$ 143.470 se forem adicionados itens que o 3008 oferece, como teto solar panorâmico, ar-condicionado digital e sensores de chuva e crepuscular.

O principal concorrente de fato, porém, deve ser mesmo o Jeep Compass, hoje o SUV mais vendido do país. Neste caso, a comparação já não é tão favorável: enquanto os rivais citados pela Peugeot são todos a gasolina/flex com tração dianteira, o Compass Longitude pode ser adquirido com motor diesel e tração 4×4 por R$ 137.990 – menos equipado, mas com inegáveis vantagens mecânicas.

Se a motorização diesel com tração integral não for prioridade, há o Compass Limited 2.0 flex 4×2. Seus números de desempenho e consumo certamente são piores que os do 3008 1.6 THP, e o pacote de itens de série não inclui teto solar panorâmico nem bancos de couro – mas custa R$ 129.990, dez mil reais a menos.

Além do produto em si, a Peugeot anuncia um novo serviço de pós venda chamado de Total Care para toda a linha. Ele inclui assistência 24 horas com reboque gratuito por oito anos (para casos de pane e colisão), revisão em até 24 horas, reembolso do valor da revisão se o horário de entrega do carro não for cumprido e um carro reserva no caso de o reparo ultrapassar quatro dias.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.