A primeira geração do BMW X2 era algo como um X1 em versão mais extravagante. Mecânica, plataforma e porte eram semelhantes, mas já flertava com o estilo dos SUVs cupês com o caimento mais acentuado da traseira e a posição de dirigir mais baixa. O X2 seguiu por esse caminho em sua segunda geração e agora está pronto para voltar ao Brasil.
O novo X2 foi apresentado há poucas semanas e agora não deixa dúvidas sobre sua autoafirmação de SUV cupê. Nem sobre sua clara necessidade de se distanciar do BMW X1 também no estilo. Os faróis mais angulares e seção preta sob a grade não deixam que o X2 seja confundido.
A traseira também é bem distinta. As lanternas, que parecem blocos unidos, e o aerofólio que pode se passar por prolongamento do vidro traseiro passam a clara mensagem de que a intenção não era ser um mini-X4. Nem um mini-X6. Mas será fácil confundir um BMW X2 com um iX2, sua versão elétrica, que também será vendida no Brasil.
Se foi, mas vai voltar
Acontece que enquanto o BMW X1 fazia sucesso nas lojas o X2 deixou de ser importado. Não chegam novos lotes desde 2021. Agora seus argumentos de estilo parecem mais fortes para voltar a ser vendido no Brasil em 2024, ainda que o painel seja praticamente o mesmo da nova geração do X1.
Como todos os BMW mais recentes, o interior utiliza um display curvo, composto por uma tela de 10,25’’ para os instrumentos digitais, uma tela sensível ao toque de 10,7’’ e um head-up display. Mas a base de carregamento sem fio que deixa o smartphone da vertical no console é marca registrada do X1.
Há três opções de motores a gasolina. Começa pelo sDrive18i (1.5 turbo de 136 cv). sDrive20i ( 1.5 turbo híbrido leve 48V de 170 cv) e o M35i xDrive com tração nas quatro rodas e que usa um 2.0 turbo com 317 cv.
O BMW iX2, por sua vez, tem dois motores e tração integral, e entrega 313 cv de potência. A bateria de 64,8 kWh proporciona autonomia de 449 quilômetros no ciclo WLTP. Mesmo com 2.020 kg, atinge a marca de 100 km/h em 5,6 segundos, enquanto está limitado pelo software a uma velocidade máxima de 180 km/h. Versão com apenas um motor será revelada apenas em 2024.
A BMW confirmou o lançamento dos X2 e iX2 no Brasil, mas os motores a combustão escolhidos não foram divulgados. O que é fato é que o SUV cupê continuará sendo importado da Alemanha e não há planos para que seja montado na fábrica de Araquari (SC).