BMW recria lendário M3 GTR do Need For Speed Most Wanted
Um dos mais icônicos carros dos videogames ganha vida utilizando como modelo um ex-campeão das pistas com motor V8 de 460 cv
Quem tem até uns 35 anos, não precisaria nem ler o título para reconhecer o carro do qual estamos falando. A pintura azul e prata em um BMW M3 GTR já revela um dos mais icônicos veículos da história dos videogames.
Se você é mais velho ou muito novo e não acompanhou essa época, eu te explico. A BMW em parceria com a Eletronic Arts (EA) recriou o M3 GTR símbolo do Need For Speed Most Wanted, jogo de 2005, que era febre no Playstation 2 e nos PCs da época. O projeto é uma homenagem à franquia, que está completando 30 anos em 2024.
A série Need For Speed pode estar um tanto apagada atualmente, pois foi ofuscada por jogos mais realistas como o Gran Turismo e o Forza. Há vinte anos, porém, o que fazia sucesso eram os jogos de carro arcade, que se preocupam mais em divertir do que em ser realistas. Some isso à febre do tuning e perseguições policiais e pronto, está aí a receita para fazer um game de corrida de sucesso nos anos 2000.
O M3 em questão estampava a capa do Most Wanted. Não só isso, ele era o seu carro inicial e o motivo para todo o enredo do jogo. Logo no começo, nosso personagem é trapaceado e acaba perdendo o carro para vilão principal. Com o possante BMW em mãos, ele usa-o para se tornar o corredor mais procurado da cidade de Rockport. Nossa missão é recuperá-lo, mas para isso precisamos vencer todos os outros pilotos da chamada “Lista Negra”.
Se a história te fez sentir como uma jovem criança apaixonada por carros, então espere para ver o trabalho que BMW fez no carro real. O M3 ganhou um envelopamento idêntico ao do jogo e todo o cenário das fotografias remete às oficinas onde podíamos modificar nossos carros.
Para deixar o projeto ainda mais fiel, a BMW usou um M3 GTR de corrida, assim como no jogo, ao invés de uma das 10 unidades legalizadas para as ruas. Inclusive, o modelo escolhido foi campeão da ALMS (Amercian Le Mans Series) no ano de 2021.
Mais um fato interessante sobre o M3 GTR é que ele foi feito mirando a ALMS. Porém, havia um detalhe: a categoria era focada em modelos de produção. Isso obrigou a BMW a lançar versões de rua em apenas 12 meses.
É por esse motivo que temos apenas 10 unidades legalizadas para rua, chamadas de Straßen Version. Elas carregam o mesmo motor V8 4.0, mas ao invés de 460 cv (como o da foto), tem 350 cv. Além disso, a versão de rua também teve outras modificações como lubrificação por cárter seco e transmissão manual de seis velocidades com uma embreagem de dois discos, que substituiu a sequencial de seis marchas das pistas.
Quem quiser visitar o M3 GTR do Need For Speed Most Wanted terá que se deslocar até a Alemanha. Ele ficará exposto no centro de BMW em Munique até o dia 6 de janeiro, quando o complexo será fechado para reformas. Mas se você quiser vê-lo virtualmente, ele foi adicionado ao mais recente jogo da franquia, o Unbound, como parte da atualização Vol 9: Prepare-se para o Lockdown.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro