Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

BMW M4 CS será renovado em 2024 e M5 terá V8 híbrido do XM

Novo M4 CS terá tração integral e inovações do M3 CS, enquanto o M5 será híbrido com mais de 700 cv

Por João Vitor Ferreira
14 set 2023, 19h27
BMW M4 CS
Atual geração do BM4 CS foi lançada em 2017 e será renovado em 2024 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

A BMW prepara uma série de novidades para 2024 e a principal delas é um novo M4 CS. O cupê esportivo não recebe uma nova variante CS desde 2017, que será a intermediária entre a versão padrão e a CSL, ainda mais esportiva.

O novo M4 CS 2024 usará uma receita bem caseira. Isso porque a BMW informou que ele será fortemente baseado no M3 CS, apresentado em janeiro, que por sua vez, tem a mesma mecânica do M4 CSL. Só para você não se confundir com as siglas, CS vem de Coupe Sport e o “L” significa Lightweight, ou peso leve.

BMW M3 CS
O M3 CS vai emprestar a mecânica e muito mais para o próximo M4 CS, que será apresentado em 2024 (Divulgação/BMW)

Então, o que esperar do próximo M4 CS? Um cupê esportivo com o motor 3.0 de seis cilindros, que no M3 CS gera 550 cv e 66,3 kgfm. Além disso, embora o foco não seja na redução de peso, o M3 também ganhou peças em plástico reforçado e fibra de carbono, e conseguiu perder 34 kg, logo, podemos esperar os mesmos materiais no irmão maior.

Continua após a publicidade

Um ponto importante é que o M4 CSL tem exclusivamente tração traseira. Já o M4 CS usa a tração integral xDrive com diferencial traseiro ativo, com embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força. Também é possível desligar a tração dianteira e o controle de tração. Se o M4 CS realmente for mais próximo do irmão menor, é bem provável que traga os mesmos sistemas. 

BMW M3 CS
Embora não seja o foco, o M3 CS perdeu alguns quilos, em relação ao modelo padrão, graças às novas peças de plástico reforçado e fibra de carbono, que também estarão no M4 CS (Divulgação/BMW)

O M4 CS também receberá algumas alterações no chassi, ganhando nova cinemática dos eixos, configurações de cambagem revisadas, novas molas auxiliares e barras estabilizadoras. Com todas essas alterações, o tempo de 0 a 100 km/h do coupé deverá ser bem próximo dos 3,2 s do M3 CS.

Continua após a publicidade
BMW M4 CSL
M4 CSL (foto), M3 CS e o M4 CS dividirão a mesma mecânica (Divulgação/BMW)

Outra novidade é que, tanto o M3 como o M4, ganharão um facelift de meio de vida – seguindo os modelos base, Série 3 e Série 4. Ainda não se pode ver muita coisa de ambos, mas é provável que seja algo bem sutil. Algumas fotos de protótipos sugerem que os dois recebam novos faróis, mas o resto não pode ser visto com clareza por conta da camuflagem.

BMW M5 Competition
Já o M5 será híbrido e receberá o poderoso trem de força do SUV XM (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Também há novidades para o M5. Tanto o sedã quanto a perua (Touring) ganharão um motor híbrido, que já conhecemos do XM Label Red. Ele combina um poderoso V8 biturbo de 585 cv e 76,5 kgfm e um motor elétrico de 197 cv e 28,7 kgfm, que juntos entregam 748 cv e 102 kgfm. Com essa mecânica, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e, graças ao sistema híbrido, faz até 58,8 km/l.

Compartilhe essa matéria via:

As novidades ainda não têm data certa para chegar. Espera-se que os facelifts cheguem cheguem no segundo trimestre de 2024, enquanto o M4 CS venha na segunda metade do próximo ano, custando cerca de 120.000 libras (aproximadamente R$ 726.000 na cotação atual), assim como os novos M5 sedã e M5 Touring. 

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.