BMW convoca recall de 21 modelos para correção de problema nos freios
Ao todo 9.806 unidades de 21 modelos diferentes, entre BMWs e Minis, estão sujeitos ao recall que pode comprometer a frenagem dos carros
A BMW está anunciando um recall gigantesco para reparar um problema no software de monitoramento do sistema integrado de freios. Ao todo, 17 modelos da BMW e outros 4 da Mini estão dentro do chamado. A montadora afirma que 9.806 unidades fazem parte do chamado no Brasil, sendo apenas 13 da Mini, todos eles produzidos entre 2022 e 2024.
De acordo com a montadora, pode existir um defeito na posição dos pinos existentes no sistema integrado de freios. Nesse caso, o motorista precisaria de mais tempo para frear o veículo, além de ter que pressionar o pedal com maior força.
Apesar de não comprometer totalmente o sistema de freios, uma vez que o freio de estacionamento é automaticamente ativado e o sistema de emergência de distribuição de frenagem continua operante para dar estabilidade ao veículo, a BMW não descarta o risco de acidentes graves e fatais. Isso porque pode ocorrer falha no funcionamento do ABS e do controle dinâmico de estabilidade (DSC).
Confira a lista de modelos envolvidos no recall
- 520i;
- 530e M Sport;
- i5M60;
- i7xDrive60 M Sport;
- ix1 eDrive 20 X-Line;
- ix1 xDrive30 M-Sport;
- ix2 xDrive 30 M Sport;
- X1 sDrive 18d;
- X1sDrive 18i;
- X1 sDrive 20i;
- x2 SDrive20i M Sport;
- X5 xDrive30d;
- X5 xDrive 50e;
- X6 40i M Sport;
- X6 M Competition;
- X7 M60i;
- X7 xDrive40i;
- Mini Cooper S 3P Exclusive;
- Mini Cooper S 3P Top;
- Mini Countryman SE ALL4 Exclusive;
- Mini Countryman SE ALL4 Top.
Para saber se o seu carro está ou não com o defeito, primeiro, é necessário acessar o aplicativo MyBMW através do seu smartphone e verificar se o software de monitoramento do sistema integrado de freios está atualizado. Caso não esteja, a atualização pode ser feita diretamente pelo app, em um processo que leva em torno de uma hora, segundo a BMW.
Com o software atualizado, ele poderá identificar a possibilidade de uma falha futura ou a falha imediata do sistema de freios. Em ambos os casos, o motorista receberá avisos no aplicativo MyBMW e no painel do carro para comparecer a uma concessionária. No caso da falha imediata, uma luz também acenderá, indicando que é necessário aumentar a pressão no pedal e que a distância de frenagem está maior.
A lista completa com todos os chassis envolvidos no recall, assim como mais informações sobre agendamentos dos serviços podem ser encontrados nos sites da BMW e da Mini. A montadora também está disponibilizando o telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas, para dar suporte aos clientes.