Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW apresenta novos M3 e M4

Esportivos têm motor 3.0 biturbo com 425 cv

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h55 - Publicado em 12 dez 2013, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • detroit-2014

    Estes são os novos esportivos da BMW. O M3 Sedan e o M4 Coupé são as versões apimentadas do Série 3 (sedã) e Série 4 (cupê), que tomou o lugar do antigo Série 3 Coupé. O estilo agressivo da carroceria evidencia a vocação esportiva dos modelos. Os para-choques foram redesenhados, ganhando entradas de ar mais vistosas. Levemente alargados, os para-lamas abrigam rodas de liga leve aro 18 desenhadas para estas versões. O toque final está nas quatro saídas de escapamento traseiras, deixando claro que estes são carros para poucos.

    >>> Veja tudo sobre o Salão de Detroit

    O interior é bastante elegante, com detalhes em couro, camurça, alumínio e apliques de fibra de carbono. O volante de três raios finos tem boa empunhadura, lembrando os antigos esportivos da marca. Das costuras nos bancos às soleiras personalizadas, tudo leva a assinatura da Motorsport, a divisão de alto desempenho da BMW.

    Mas vamos ao que interessa: o motor 3.0 com dois turbocompressores e seis cilindros em linha parece até mais fraco do que o antigo 4.0 V8. Ledo engano. São 425 cv (5 cv a mais que o antigo M3), disponíveis entre 5.500 rpm e 7.300 rpm – somente 300 rpm antes do limite apontado pela faixa vermelha no conta-giros. O torque máximo de 56,1 mkgf já se manifesta com 1.850 rpm e vai até 5.500 rpm, exatamente no começo da faixa de rotação da potência máxima do motor. O M4, aliás, é ligeiramente mais leve do que o sedã.

    Na prática, isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos com a transmissão manual de seis marchas e 3,9 segundos se equipado com a caixa automatizada de dupla embreagem – o antigo M3 levava 4,7 segundos e 4,5 segundos, respectivamente. Em ambos a velocidade máxima declarada pela marca é limitada eletronicamente a 250 km/h.

    Continua após a publicidade

    Não faltam materiais nobres (e leves) na construção dos carros. O polímero reforçado com fibra de carbono aparece em diversos componentes, desde o teto até o eixo de transmissão. Já a suspensão é feita inteiramente de alumínio. Novos detalhes serão divulgados no Salão de Detroit, em janeiro de 2014.

    VEJA MAIS: Confira nossas galerias do BMW M3…

    bmw-m3-2.jpeg

    e do M4!

    2015-bmw-m4-coupe-016-1.jpeg

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.