Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bloqueios nas estradas faz Toyota interromper produção de carros no Brasil

Estradas bloqueadas estão comprometendo a logística de diversas fabricantes de automóveis, caminhões, ônibus e pneus pelo Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 nov 2022, 17h25 - Publicado em 2 nov 2022, 17h21
Fabricação do Corolla Cross na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)
Fabricação do Corolla Cross na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Protestos e bloqueios em rodovias brasileiras, provocado por manifestantes que não reconhecem o resultado da eleição presidencial, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor, motivaram a Toyota a interromper a produção de automóveis no Brasil na terça-feira (01/11).

De acordo com a empresa, as fábricas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no interior de São Paulo. As fábricas de Indaiatuba e Sorocaba fabricam automóveis, Corolla Cross, Yaris e Yaris Sedan e Etios para exportação, enquanto a de Porto Feliz produz motores. Apenas a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produz componentes e está em processo de desativação, não foi impactada até o momento.

Nesta terça, a empresa chegou a operar no primeiro turno das fábricas, mas não conseguiu concluir a produção do dia. As manifestações impede o fluxo logístico de componentes e de automóveis. A suspensão foi mantida nesta quarta-feira (02/11) em função do feriado de Finados.

Compartilhe essa matéria via:

“A empresa está monitorando a situação a todo o momento para checar a viabilidade de voltar à operação no menor espaço de tempo possível. A unidade de São Bernardo do Campo permanece com suas atividades normais.”, diz a fabricante japonesa em nota.

Continua após a publicidade

A Toyota não é a única fabricante de automóveis com problemas provocados pelas manifestações contrárias à derrota de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais, no último domingo. 

Novo Citroën C3 é fabricado em Porto Real (RJ)
Novo Citroën C3 é fabricado em Porto Real (RJ) (Divulgação/Citroën)

As fábricas da Stellantis, em Porto Real (RJ) e Volkswagen Caminhões e ônibus em Resende (RJ), no sul fluminense, estão com a produção paralisada desde segunda-feira (31). A Jaguar Land Rover também interrompeu a produção em Itatiaia (RJ) por questões de segurança, assim como a Michelin, que tem fábrica na mesma cidade.

Na região metropolitana de Curitiba (PR), a Renault não retomou a produção de automóveis na última segunda-feira por falta de componentes. A linha de produção de automóveis do Complexo Ayrton Senna estava parada desde 23 de outubro, quando a fabricante francesa deu férias coletivas a seus funcionários.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.