Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Biden trocará 645 mil carros do governo americano por modelos elétricos

Ideia do presidente americano é estimular negócios locais e favorecer energia limpa nos EUA. A VW já se candidatou para fornecer o ID.4 para a frota

Por Eduardo Passos
26 jan 2021, 15h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Joe Biden com carros ao fundo 2020
    Joe Biden foi ambicioso em sua declaração: mais de 600 mil veículos serão trocados por equivalentes elétricos (Adam Schultz/Divulgação)

    Ao longo de sua campanha, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não escondeu que faria tudo para estimular o uso de energia limpa no país. E um dos primeiros passos, segundo o político, será utilizar veículos elétricos em toda a frota federal.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    A promessa foi dada ontem (25), durante coletiva de imprensa na Casa Branca. O foco do pronunciamento era, na verdade, a Ordem Executiva Made In America, que determina que os órgãos do governo comprem mais produtos internos, a fim de aquecer a economia

    O detalhe sobre os EVs veio quando o democrata foi questionado sobre o setor automotivo. “O governo federal também possui uma enorme frota de veículos, que iremos substituir por modelos limpos, elétricos, feitos bem aqui na América, por trabalhadores americanos”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Olho vivo, faro fino

    Volkswagen ID.4 azul visto 3/4 de frente
    A Volkswagen foi rápida e já vendeu ‘seu peixe’ — mais precisamente o SUV elétrico ID.4 — ao governo americano (Divulgação/Volkswagen)

    Curiosamente, a primeira montadora a cavar sua vaga na oportunidade foi a Volkswagen, que através do seu CEO global, Herbet Diess, colocou o novo SUV elétrico ID.4 à disposição de Washington. O executivo está no Twitter há menos de uma semana e, além de fazer seu marketing com o presidente, também já provocou Elon Musk.

    Continua após a publicidade



    Diess levou o discurso de Biden ao pé da letra, já que o presidente exigiu apenas fabricação em solo americano, com trabalhadores do país. O CEO fez questão de citar que o modelo será produzido na fábrica da VW em Chattanooga, Tennessee.

    Esforço de guerra

    Limusine presidencial dos EUA
    Será difícil substituir a nova limusine presidencial, lançada em 2018 (Shealah Craighead/Divulgação)

    Obviamente, trocar a frota governamental da maior economia do mundo, com 328 milhões de habitantes e 9 milhões de km², não é tarefa simples. Na verdade, a meta faz parte da “maior mobilização de investimento público em infraestrutura de compras e Pesquisa & Desenvolvimento desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente.

    Continua após a publicidade

    Ao todo, o governo americano possui mais de 645.000 veículos — apenas 3.215 elétricos — rodando 7,2 bilhões de km e consumindo 1,4 bilhão de litros de combustível anualmente, segundo dados oficiais.

    Os velhos Grumann LLV dos correios americanos são criticados pelo consumo, ausência de recursos básicos como ABS e idade avançada
    Os velhos Grumann LLV dos correios americanos são criticados pelo consumo, ausência de recursos básicos como ABS e idade avançada (Pope Moysuh/Unsplash)

    Além dos custos maiores que US$ 20 bilhões, a diversidade da frota é outro grande desafio, já que muitos órgãos e agências possuem carros com propósitos específicos e quase nenhuma variante elétrica à altura.

    Cadillac One
    Cadillac One “The Beast” (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    Um desses é a notória limusine presidencial Cadillac One, feita sob medida e apelidada de “A Besta” pelo Serviço Secreto, tamanha sua blindagem e proteção.

    Outro ramo desafiador é o dos correios, já que o Serviço Postal utiliza cerca de 229.000 caminhões, sendo 144.000 Grumman LLV feitos sob medida à companhia e com mais de 25 anos de idade e constantemente criticados.

    Brightdrop EV600
    GM já está de olho no mercado dos furgões e caminhões elétricos (Brightdrop/Divulgação)

    Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço nas rotas de entrega urbana, e até a clássica FNM criou caminhões do tipo aqui no Brasil. Nos EUA, a GM posa como substituta à Grumman com o novo furgão da sua startup BrightDrop, o EV600, que entrará em produção no final de 2021.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.