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Bicicletas e scooters elétricos estão derrubando a demanda de petróleo

Número de veículos do tipo chega a mais de 280 milhões

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h06 - Publicado em 24 nov 2023, 18h00
Bicicletas, scooters e patins elétricos têm frota mundial que passa dos 280 milhões (Divulgação/Divulgação)
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Carros elétricos costumam ser vistos como a melhor solução para problemas de emissões e consumo de combustíveis fósseis. No entanto, as bicicletas, scooters e patinetes elétricos têm feito mais pelo meio ambiente do que os automóveis e outras formas eletrificadas de transporte individual.

De acordo com o site The Conversation, o número mundial de veículos elétricos de duas e três rodas já passou de 280 milhões. A taxa de crescimento tem sido impulsionada por vários mercados, sendo o maior deles a China. A gigantesca frota global teria sido responsável pelo corte de 1% na demanda de petróleo, gerando uma economia de um milhão de barris por dia. É uma diminuição de demanda quatro vezes maior do que a gerada pelos carros elétricos. 

Como comparação, há 20 milhões de automóveis e derivados elétricos, além de 1,3 milhão de ônibus, vans e caminhões, uma quantidade muito menor do que as bicicletas, scooters e companhias, modelos que têm ainda a vantagem de usarem baterias menores, diminuindo o uso de materiais raros na construção delas.

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Da mesma maneira que a diminuição da demanda por petróleo, o corte  de emissões é enorme. Segundo um estudo dos Estados Unidos, as emissões geradas pelo transporte podem cair cerca de 7% se 11% de todas as viagens forem feitas por bicicletas elétricas e outros modelos semelhantes. 

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A chamada micro mobilidade elétrica é considerada uma via mais eficiente em alguns quesitos. Como a maioria dos deslocamentos envolve um raio de alguns quilômetros, em média, bicicletas, scooters e patinetes podem ser bons substitutos, especialmente para viagens curtas, tais como ir ao trabalho, ao mercado ou farmácia. Lembrando que muitas dessas opções levam duas pessoas – há também outras que comportam um passageiro extra, mas são mais raras. 

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Além disso, não geram trânsito, pois ocupam menos espaço que um automóvel tradicional. Sem falar no custo de operação quase que irrisório. Claro que o preço de tais veículos ainda é elevado, no entanto, a tendência de queda dos valores das baterias tende a beneficiar opções mais baratas de transporte eletrificado. 

E esse tipo de micro mobilidade pode ser combinada a outras formas de transporte de massa, permitindo uma integração melhor do que outros tipos de veículos. É quase que um transporte porta a porta.

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