Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: Ford Ka sofre com trepidação excessiva e perda de potência

Donos se queixam de trepidação e perda de potência nos motores do Ka. A Ford emitiu comunicado convocando 110.000 veículos

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 29 ago 2020, 20h54 - Publicado em 28 ago 2020, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Ka
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Proprietários do Ka, modelo mais vendido da Ford, relatam problemas de trepidação excessiva e de perda de potência no motor.

    Alguns relatam situações vexatórias, como conta o gestor de contas Ailton Carlos dos Santos, de Belo Horizonte (MG), dono de um Ka 1.0 SE 2015: “Meu carro trepidava tanto que eu tinha vergonha quando os amigos comentavam comigo.

    Além disso, a perda de potência era tanta, que algumas vezes eu não conseguia nem arrancar. Como não resolveram, preferi trocar por outro carro”, lembra Ailton.

    Para o químico Marco Túlio Medeiros, também de Belo Horizonte, que tem um Ka 1.5 FreeStyle 2018, o mecânico disse que poderia ser o coxim ou um problema interno no motor e, por sorte, era o coxim.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Mas nem todos têm a mesma felicidade, como relata o motorista de aplicativo Cristiano Dias, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um Ka 1.0 SE 2019. “Perto dos 50.000 quilômetros rodados, meu carro tremia e não aguentava subir as ruas. Gastei R$ 1.200 para trocar as válvulas e fazer a retífica do motor”, conta.

    Continua após a publicidade

    Encontramos dois boletins de serviço. O primeiro, número 19-2001, de 11 de março de 2019, envolve os carros 1.5 fabricados entre 2 de agosto de 2018 e 4 de outubro de 2018.

    Seu carro apresenta alguma falha ou tem problema crônico? Nos conte-nos o que acontece: 55 11 99975-9245

    Nesse documento é orientado o diagnóstico e a lista de peças para análise de ruído do motor que ocorre por causa do desgaste prematuro do eixo de balanceamento e os rolamentos do motor.

    Ford Ka

    Continua após a publicidade

    O segundo, 19B39, foi emitido em 29 de maio deste ano e envolve mais de 110 mil Ka hatch e sedã, modelos 2019 e 2020, equipados com motor 1.0, produzidos entre 16 de janeiro de 2018 e 29 de julho de 2019.

    Nele é recomendado reprogramar o software do motor para corrigir o funcionamento do aviso de baixa pressão de óleo e fazer com que o veículo receba a manutenção adequada caso ocorra vibração e/ou ruído no virabrequim e redução na performance do veículo.

    Questionada, a Ford respondeu que dos sete casos enviados, três tiveram passagem pelas concessionárias e foram devidamente atendidos. “Registraram algum tipo de reclamação pontual sobre ruído e vibração e, na ocasião, foram devidamente atendidos com todos os  ajustes necessários realizados”, informou a empresa.

    Em um caso, o problema ocorreu por conta de um acidente. Em outro, o proprietário realizou manutenções fora da rede autorizada. E, nos dois restantes, ela não conseguiu contatar os proprietários.

    Continua após a publicidade

    O povo reclama

    “Gastei R$ 4.100 na retífica e para regular as válvulas do motor. Segundo o mecânico, o problema ocorreu por eu utilizar somente álcool.” – Leonardo Rocha, corretor de imóveis, Ribeirão Preto (SP), dono de um Ka 1.0 SE 2015

    “Como não resolviam, preferi devolver o meu carro e estou aguardando uma resposta da Ford.” – Anatoli Pryjmak, aposentado, Rolândia (PR), dono de um Ka 1.0 SE 2017

    “Resolvi a trepidação excessiva trocando o coximdo motor.” – Marco Túlio Medeiros, químico, Belo Horizonte (MG), dono de um Ka 1.5 FreeStyle 2018

    “Para resolver o problema do meu carro precisei gastar 1.200 reais trocando as válvulas e fazendo a retífica do motor.” – Cristiano Dias, motorista de Uber, Rio de Janeiro, RJ, dono de um Ka 1.0 SE 2019

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas Edição 736
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.