Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: donos do VW Polo 1.0 MPI reclamam de falhas no motor

Proprietários relatam falhas no motor do Polo MPI 1.0 mesmo depois da atualização disponibilizada pela VW para a rede de concessionárias

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 7 ago 2020, 15h57 - Publicado em 1 abr 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FERNANDOBERETTA_POLO1.0_1.JPG
    Beretta: “É uma situação que me preocupa” (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Em março de 2019 a VW emitiu a Informação Técnica do Produto (ITP) 2050578/3 com o objetivo de auxiliar as oficinas no diagnóstico de perda de potência, motor falhando, problemas na combustão e dificuldade de partida nos Polo MPI 1.0.

    Alguns meses depois, em agosto, a empresa disponibilizou a ITP 2055880/1, que trata de eventuais ruídos no motor e dificuldades na utilização do veículo na fase fria entre 2.000 rpm e 3.000 rpm.

    Essa era uma falha relatada por proprietários como o advogado Guilherme Saldanha Pegoraro, de Sinop (MT), dono de um Polo MPI 2019. “Meu carro apresenta o problema de afogar o motor e quase morrer desde os primeiros quilômetros.

    A falha ocorre quando utilizo o freio ou o motor funciona abaixo de 1.000 rpm”, diz. “Nas quatro vezes que levei o carro à concessionária, inclusive uma sobre um guincho, disseram que não tem o que fazer além das atualizações disponibilizadas pela fábrica”, conta Guilherme.

    Continua após a publicidade

    Seu carro apresenta alguma falha ou tem problema crônico? Nos conte-nos o que acontece: 55 11 99975-9245

    As constantes falhas fazem os proprietários perderem a confiança no carro, como relata o analista internacional Fernando Beretta, de Campinas (SP), dono de um Polo MPI 1.0 2018. “Meu carro, quando está abastecido com etanol, sofre o apagão”, diz.

    “É uma situação inusitada que me preocupa”, afirma. Diante da falta de solução, alguns preferem vender o carro, como relata o representante comercial Luano Seishi Tanaka, de São Paulo (SP). “Depois de levar a duas concessionárias que não resolveram, preferi trocar o carro”, lembra Luano.

    Continua após a publicidade

    A VW afirma que os clientes Guilherme Pegoraro e Fernando Beretta procuraram atendimento, mas o problema não foi reproduzido na concessionária e que, por isso, será necessário enviar um especialista para avaliar os veículos.

    Já o  motorista Luís Gustavo Carvalho Xavier de Souza foi atendido e, por três dias, seu veículo foi avaliado por um especialista da empresa e o problema não foi identificado. Ainda segundo a montadora, o cliente Alcias Adriano de Oliveira tem registro nos canais de atendimento ao cliente da Volkswagen sem relação ao tema mencionado.

    Os demais casos apresentados não possuem registros nos canais de atendimento da fábrica.

    Continua após a publicidade

    O povo reclama

    “Aconteceu a primeira vez com o meu carro quando ele estava com menos de 1.000 quilômetros rodados. Quando eu estava em uma subida, o motor falhou e uma carreta quase bateu em mim. Depois disso, lembro de ter acontecido mais quatro vezes.” – Alcias Adriano de Oliveira, assessor, Ipatinga (MG), dono de um Polo 1.0 MPI 2018.

    “Meu carro está com menos de 1.000 quilômetros e sempre que o motor não atingiu os 90º, o ar está ligado, e vou trocar da 2ª para a 3ª marcha ele morre. Para que isso não aconteça, preciso pisar na embreagem e as rotações caem para menos de 1.000 rpm.” – Luís Gustavo Xavier de Souza, empresário, Avaré (SP), dono de um Polo MPI 1.0 2019.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.