Autobahn, a estrada sem limites, poderá ter velocidade máxima de 130 km/h
A estrada alemã conhecida por não estabelecer limites de velocidade pode implementar ainda este ano um limite com o objetivo de reduzir emissões e acidentes
Falar sobre a Autobahn, o famoso complexo viário alemão que não tem limite de velocidade, soa como música aos ouvidos de qualquer apaixonado por velocidade. Porém, o grande atrativo da rodovia pode estar com os dias contados, já que uma velocidade máxima de 130 km/h está em discussão.
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O debate sobre a implementação ou não de um limite geral de velocidade nas rodovias alemãs já se arrasta há tempos mas, após a vitória dos sociais-democratas de Olaf Scholz (SPD) nas últimas eleições, e com as mudanças que serão introduzidas pelos regulamentos do Acordo de Paris e da Lei Alemã de Proteção Climática, a decisão final poderá ser acelerada para 2021.
De acordo com o partido político, a medida protegerá o meio ambiente e reduzirá significativamente o número de acidentes.
Na Alemanha, os limites de velocidade já são aplicados em 30% de sua malha rodoviária (7.640 quilômetros), enquanto nos 18.150 quilômetros restantes há uma velocidade máxima recomendada de 130 km/h. Recomendada, não obrigatória.
Na Europa, apenas a Alemanha e a Ilha de Man têm zonas livres de limite de velocidade, enquanto no resto do mundo isso só acontece em uma dúzia de países.
Para apoiar a redução de velocidade, tanto o SPD quanto os ambientalistas contam com a redução das emissões de CO₂ que ela acarretaria – a Agência Federal do Clima da Alemanha estima em dois milhões de toneladas.
Para muitos especialistas, esse é um argumento vago, pois além de ser um valor baixo, fazer esses cálculos é uma tarefa complicada, já que os valores variam em fatores como o peso do veículo, tipo de motor, estilo de direção ou distância percorrida.
O outro argumento plausível é o de segurança, pois é de conhecimento de todos que quanto maior a velocidade mais graves e fatais podem ser acidentes. A polícia rodoviária alemã acredita que implementar esse limite de velocidade “é a única forma de reduzir o número de acidentes de trânsito”.
Já a opinião pública alemã se divide, embora a balança se incline cada vez mais para uma opinião favorável ao limite. Um exemplo é uma pesquisa conduzida pela Associação Alemã de Motoristas (ADAC) em maio passado, na qual 45% votaram contra um limite de velocidade geral e, 50%, a favor.
Nos resta esperar pela decisão que beneficie a segurança e o meio ambiente, mas que não impeça a diversão ao volante em uma das melhores estradas do mundo.