Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Audi TT RS

No Brasil, versão RS marca a festa de 15 anos do TT

Por Péricles Malheiros | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 01h46 - Publicado em 6 jun 2013, 15h23
lancamentos

Desenho é, disparado, o elemento mais importante de um automóvel – seja ele da categoria que for. Ao Audi TT cabe o privilégio de ter sido criado e reestilizado por dois dos mais importantes designers da indústria automotiva: respectivamente, Peter Schreyer e Walter de’Silva.

Anunciada em agosto de 2012, a chegada definitiva da versão RS do TT à rede só ocorreu em outubro. Hoje, o modelo com motor 2.5 turbo de 340 cv custa os mesmos 399 000 reais da época do lançamento. A unidade cedida para nossa avaliação é completa, contando inclusive com o único opcional disponível: bancos dianteiros do tipo concha com ajustes elétricos, por 15 000 reais. Controles de estabilidade e tração, ABS e airbags frontais e laterais são de série, assim como o Audi Magnetic Ride, sistema que, segundo a Audi, permite reduzir a altura da suspensão em 10 mm, além de enrijecer os amortecedores. Tudo isso em milésimos de segundo, bastando apenas pressionar um botão no console.

Outros botões ajudam a evocar o “lado negro” do TT RS. Para efetuar uma largada avassaladora, é preciso ainda desativar o controle de estabilidade, deslocar a alavanca do câmbio para o modo Sport e, simultaneamente, pisar com o pé esquerdo no pedal do freio e, com o direito, no do acelerador, fazendo o giro se elevar. Luz verde! Basta tirar o pé do freio, continuar acelerando fundo e sentir o TT RS disparar. Segundo a Audi, 4,3 segundos depois, o esportivo está a 100 km/h.

Na cidade, o ideal é rodar com o RS na configuração mais mansa. Mesmo assim, como esperado, o TT não se dá bem com lombadas, buracos e valetas, por causa da altura reduzida em relação ao solo e dos pneus de perfil baixo.

Continua após a publicidade

Não espere grandes luxos: fruto de um projeto com algum tempo de estrada, o TT não oferece itens como câmera traseira, ar digital bizona ou piloto automático adaptativo. Atrativos como esses devem ficar mesmo para a nova geração, prevista para estrear em 2014.

VEREDICTO

Não é barato. E, por se tratar de um carro de imagem, a proximidade da chegada da nova geração joga contra o modelo atual.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.