Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Audi RS6 Avant Performance ganha novos turbos e agora chega aos 630 cv

Modificações mecânicas elevam potência e torque da perua que, também mais leve, agora pode ir de 0 a 100 km/h em 3,2 s

Por Eduardo Passos
29 nov 2022, 20h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Versão Performance é o novo topo de linha da Audi RS6 Avant
    Versão Performance é o novo topo de linha da Audi RS6 Avant (Divulgação/Audi)

    Quando dirigimos a Audi RS6 Avant, há cerca de dois meses, a perua agradou muito — o suficiente para ser chamada de “carro definitivo”. O que já era bom, entretanto, está melhor, uma vez que o superesportivo ganhou uma nova versão no exterior, ainda mais potente e agressiva.

    A grande novidade da RS6 Avant Performance está no motor V8 4.0 biturbo, que é uma versão “amansada” do utilizado no Lamborghini Urus. Tal V8 está ainda mais feroz, com turbocompressores maiores e pressão ampliada de 2.4 para 2.6 bar. O resultado é que a perua agora atinge os 630 cv e 86,7 kgfm, contra os 600 cv e 81,6 kgfm da versão atual, vendida no Brasil.

    Audi RS6 Avant Performance
    Incrementos fazem com que a perua vá de 0 a 100 km/h em cerca de 3,2 s (Divulgação/Audi)

    Ainda que a perua seja uma escolha confortável para deslocamentos familiares, esse não é o foco primordial da versão Performance, que sequer faz questão de prover silêncio na cabine. Isso porque a Audi removeu cerca de 8 kg de isolamento acústico no capô, portas e traseira do carro, a fim de destacar o ronco da máquina. “Menos às vezes é mais”, brincou a alemã ao anunciar o modelo.

    Continua após a publicidade
    Interior do modelo de luxo está intencionalmente mais caro
    Interior do modelo de luxo está intencionalmente mais barulhento (Divulgação/Audi)

    Economia de peso também foi aplicada às novas rodas de aro 22, que são 5 kg mais leve cada em relação ao resto da linha. A leveza ajuda nas respostas mais imediatas à aceleração e o desenho dos raios contribui para o arrefecimento dos freios, explica a marca.

    Esquema mecânica da nova RS6 Avant Performance
    Esquema mecânica da nova RS6 Avant Performance (Divulgação/Audi)

    Também houve alterações no câmbio automático de oito marchas, que agora traz trocas mais rápidas. O diferencial central estritamente mecânico e autoblocante também está mais leve, graças a desenho compacto que também contribui para maior eficiência na sua atuação.

    Audi RS6 Avant Performance (1)
    Rodas mais leves e abertas (a fim de favorecer o arrefecimento dos freios) (Divulgação/Audi)

    Por fim, o pacote RS Dynamic inclui freios de cerâmica e até software que corrige a direção do condutor, modificando ativamente o esterçamento do volante.

    A velocidade máxima é de 280 km/h, limitada eletronicamente. Com a redução de peso e os incrementos mecânicos, a Audi acredita que a nova RS6 Avant está 0,2 s mais rápida de 0 a 100 km/h: ou seja, atinge essa velocidade em cerca de 3,2 s.

    Quem disse que uma perua alemã não pode ter 630 cv?
    Quem disse que uma perua alemã não pode ter 630 cv? (Divulgação/Audi)

    Obviamente há um preço (bem alto) nisso, e a versão Performance da perua, caso chegue ao Brasil no ano que vem, certamente superará o R$ 1,1 milhão cobrados pela variante “básica” à venda no mercado nacional.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.