Audi RS3 Sedan retorna ao Brasil com 400 cv e mais rápido que Porsche
Fora de linha desde 2018, a versão esportiva do sedã da marca alemã está de volta ao Brasil

Após a apresentação da reestilização do A3 Sedã tradicional, a Audi anuncia o retorno da versão esportiva do modelo, o RS3. Fora de linha no mercado brasileiro desde de 2018, o sedã esportivo retorna com visual totalmente novo, mas o lendário motor de antes.
Por fora, o modelo recebeu alterações visuais importantes para esta geração, se alinhando com a nova linguagem visual da marca alemã. Ele apresenta diversos acabamentos em preto brilhante, como na grade frontal (que está maior e em formato de favo de mel), retrovisores, saias laterais e moldura das portas.

O conjunto óptico do RS3 também foi remodelado, com novos faróis full led do tipo Matrix, que oferece três tipos de luzes diurnas que podem ser selecionadas na central multimídia.
As rodas de de 19 polegadas em preto fosco são inéditas, com um novo desenho e feitas de alumínio fundido. Há ainda um pacote opcional que adiciona rodas de dez raios em cinza escuro fosco ou preto brilhante.

Assim como os faróis, as lanternas traseiras foram revisadas e receberam um novo desenho interno, com setas que iluminam dinamicamente de dentro para fora. O sedã esportivo também conta com difusores de ar nos cantos do para-choque traseiro e duas ponteiras de escapamento.
A cabine mantém o padrão do A3 tradicional, com volante inédito de base achatada, painel de instrumentos digital de 12,3” e um central multimídia de 10,1”. Os bancos são do tipo concha.

Motor e dinâmica de direção
O grande destaque do Audi RS3 com certeza está debaixo do capô. O modelo está equipado com o cinco-cilindros 2.5 turbo de antes, com os mesmos 400 cv de potência e um torque máximo de 51 kgfm.
De acordo com a Audi, seu sedã esportivo pode alcançar os 100 km/h em 3,8 segundos. É mais rápido que um Porsche 718 GTS, que tem a mesma potência extraída de um seis cilindros 4.0 aspirado. A vantagem pode ser devido ao turbo e à tração integral.

Para o motorista poder tirar o melhor proveito possível desta motorização, há diferentes modos de condução que podem ser acionados no Audi Drive Select. As opções disponíveis são: Dinâmico, RS Performance e RS Torque traseiro, além da tração quattro.
O sedã também tem conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras e amortecedores adaptativos.

A Audi ainda não divulgou os preços do novo RS3 Sedã. A linha 2025 do modelo deve chegar às concessionária da marca alemã no Brasil no segundo semestre deste ano.