Especialistas afirmam que a tolerância é um dos segredos dos casais bem-sucedidos. Se você é muito fã da Audi RS 4 Avant, é bom praticar isso e não deixar que a troca do motor V8 4.2 aspirado pelo V6 2.9 biturbo estrague sua relação.
Os argumentos são bons: além de voltar às origens (o primeiro RS4, de 1999, tinha motor V6 2.7 biturbo de 380 cv), o novo 2.9 entrega os mesmos 450 cv, mas acompanhados de 61,2 mkgf de torque contra 43,8 mkgf do V8. A diferença, de 17,4 mkgf, equivale a um Honda HR-V 1.8.
A Audi ainda fala de consumo 17% menor, graças a estratégias como manter as válvulas de admissão abertas por mais tempo para receber mais ar.
As médias de 8,1 km/l em ciclo urbano e 11,5 km/l no rodoviário obtidas no nosso teste de pista são boas, mas só para esportivos.
Outra concessão a ser feita diz respeito ao câmbio.
O elogiável S-Tronic, de dupla embreagem e sete marchas, deu lugar ao automático de oito marchas com função Tiptronic (já usado pelos RS 6 e RS 7) e capaz de suportar o torque maior do novo motor sendo quase tão rápido quanto.
A tração integral quattro, que acompanha a perua desde o início da sua linhagem, em 1995, com a RS 2 está mantida.
Por padrão, envia 40% da força para as rodas dianteiras e 60% para as traseiras, mas essa distribuição pode mudar para até 70% na frente ou 85% para trás, dependendo da exigência.
A grade colmeia toda preta, o para-choque dianteiro com tomadas de ar enormes e os para-lamas alargados em 3 cm (responsável pelas entradas de ar ao lado dos faróis e das lanternas), as enormes saídas de escape traseiras e as belas rodas aro 20 são um prenúncio do que esta perua é capaz de fazer por você – e com você.
A tecnologia permite que existam vários carros dentro de um só. A RS4 Avant é mais tolerante a buracos e a pisadas no acelerador em modo Comfort.
É a face da perua que pode levar até quatro adultos e toda a bagagem (o porta-malas tem 505 litros de capacidade até a linha de cintura) e que se destaca pelo ar-condicionado com três zonas de temperatura e pelas três opções de massagem no banco do motorista.
O sistema de som Bang & Olufsen com 755 watts de potência até tem alguma função.
Mas é um carro de vocação esportiva, que traz um cronômetro no head-up display e mostradores de torque e potência no quadro de instrumentos digital.
No modo Dynamic, revela-se a fúria de quem está cansada de ser trocada por SUVs apenas por ter posição de dirigir mais baixa e pelo risco de raspar em rampas de garagem.
O peso maior da direção e a pronta resposta do acelerador são notáveis. O câmbio aproveita ao máximo cada marcha antes de convocar a seguinte, anunciando o momento com um tranco proposital e uma embaralhada no ronco do motor.
Culpa dos dois flaps, instalados no escape só para deixar o barulho mais grave e encorpado.
Por fim, a suspensão fica bem mais firme, a ponto de fazer o carro chacoalhar em irregularidades como carros de suspensão fixa.
Os amortecedores da RS 4 têm válvulas controladas eletronicamente que restringem ou facilitam a passagem do fluido hidráulico, dependendo do modo de condução.
Nesse caso, também atuam para impedir que a carroceria se movimente em acelerações ou frenagens.
A arrancada com o controle de largada é estúpida. Os largos pneus 275/30 quase não cantam e cada troca de marcha é acompanhada de um coice.
Levou só 4,2 s para atingir 100 km/h e, em instantes, a RS4 alcançava o limite de frenagem de nossa pista a 245 km/h – a máxima é limitada a 250, mas opcionalmente é possível liberá-la para alcançar 280 km/h.
Também pode-se pagar à parte por discos de freio carbono-cerâmicos, assistente de permanência em faixa, assistente de luz alta e piloto automático adaptativo. Isso, num carro com preço inicial de R$ 546.990 – ou R$ 122.000 mais caro que um Q7 V6.
Hoje, existem apenas dois tipos de perua no Brasil: a velha Weekend, e as de luxo. A Audi RS 4 Avant é uma das melhores – e menos racionais – escolhas que você pode fazer para defendê-las.
Teste (com gasolina) – Audi RS 4 Avant
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,2 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 22,7 s – 233,01 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h: 2,1 s (em D)
- Retomada de 60 a 100 km/h: 5,4 s (em D)
- Retomada de 80 a 120 km/h: 2,7 s (em D)
- Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 13,8/22,9/52,3 m
- Consumo urbano: 8,1 km/l
- Consumo rodoviário: 11,5 km/l
- Velocidade máxima: 250 km/h*
*Dado de fábrica
Ficha técnica
- Preço: R$ 546.990
- Motor: gas., diant., longit., V6, 2.894 cm3, 24V, 84,5 x 86 mm, 10:1, 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm, 61,2 mkgf a 1.900/5.000 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
- Suspensão: independente do tipo five link (diant. e tras.)
- Freios: discos ventilados ventilados e perfurados (diant. e tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 275/30 R20
- Dimensões: comprimento, 478,1 cm; largura, 186,6 cm; altura, 140,4 cm; entre-eixos, 282,6 cm; altura livre do solo, n/d; peso, 1.715 kg; tanque, 58 l; porta-malas, 505 l