O Salão de Genebra, na Suíça, não é exclusivo para modelos de rua. Para comprovar isso, a Audi aproveitou a oportunidade para apresentar a nova versão do seu R8 LMS, modelo para competição baseado na segunda geração do esportivo. Desenvolvido com o regulamento técnico da GT3 para 2016, o carro é mais potente, seguro e leve do que o seu antecessor.
>> Confira tudo sobre o Salão de Genebra 2015!
Para alcançar tal feito, a montadora alemã usou composto de plástico reforçado com fibra de carbono na parte traseira da carroceria, assim o R8 LMS GT3 pode passar com sucesso pelos testes de impacto da Federação Internacional de Automobilismo, em algo já feito atualmente no R18 e-tron quattro do Campeonato Mundial de Endurance.
Além disso, o R8 ganhou novo banco conectado diretamente ao chassi para aprimorar a rigidez, uma espécie de escotilha no teto para facilitar operações de resgate caso seja necessário, algo inédito neste tipo de modelo e, também, sistemas elétricos para ajuste dos pedais e coluna de direção com peso e distância ajustáveis.
Mesmo mais equipado, o carro é 25 kg mais leve do que o seu antecessor, batendo a marca de 1.225 kg, então a rigidez torcional foi aumentada em 39%. O motor é o já conhecido V10 5.2 litros que entrega 593 cv com uma transmissão completamente nova de seis marchas e acionamento por borboletas atrás do volante.
O Audi R8 LMS GT3 2016 estará disponível para encomendas no segundo semestre deste ano e as primeiras entregas serão feitas ainda em 2015.