Audi R8 sai de linha após 17 anos em produção e vai para museu
Criado e fabricado pela Audi Sport, o Audi R8 entra para a história como um supercarro relativamente popular e bem-sucedido
Um dos supercarros mais longevos do mundo, o Audi R8 teve sua última unidade produzida no fim da semana passada, confirmando a previsão de que sairia de linha ainda no primeiro trimestre.
O último Audi R8 produzido na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha, é um R8 V10 Performance Quattro na cor Vegas Yellow, com rodas na cor bronze e pacote estético de fibra de carbono. Esta unidade derradeira será preservada pela Audi em seus museus.
Uma curiosidade é que trata-se de uma unidade parecida com o último R8 que testamos, em 2021. E este carro também será preservado no acervo da Audi do Brasil.
Apesar da idade, o Audi R8 mantinha sua popularidade por ser um supercarro relativamente acessível. Entregava um motor V10 5.2 aspirado (o mesmo do Lamborghini Huracán e do antigo Gallardo) de 610 cv e 57,1 kgfm e tinha preço abaixo de muitos esportivos V8 ou V6 com turbo e baseados em carros convencionais.
E desde que seu fim foi anunciado, as encomendas pelo Audi R8 dispararam, o que levou a fabricante a estender a produção por mais alguns meses. As vendas do esportivo em 2023 cresceram cerca de 49% e beiraram as 1.600 unidades.
Mas a produção do Audi R8 nunca foi grande. Lançado em 2007, seu melhor ano de vendas foi 2008, com 5.016 unidades. Depois, variaram entre 2.000 e 3.000/ano até que em 2017, quando teve 3.068 unidades fabricadas, começaram a cair.
Carro de cinema
O embrião do Audi R8 foi apresentado há pouco mais de 20 anos. Foi o Audi Le Mans quattro Concept, apresentado no Salão de Frankfurt de 2003. Seu projeto foi a base do Audi RSQ, outro protótipo, que foi usado no filme ‘Eu, Robô’, de 2004. O carro de produção só seria apresentado no Salão de Paris de 2006.
O design, o projeto e a fabricação do R8 sempre foram responsabilidade da Audi Sport. Ainda teve uma versão conversível Spyder. Ganhou uma segunda geração em 2015, mas mantendo muito da estrutura e também o motor V10 5.2 TFSI – houve uma versão com motor V8 na primeira geração.
O primeiro brasileiro a comprar o Audi R8 foi o cantor Roberto Carlos, em 2010. Mas o carro ganhou repercussão mesmo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, quando o jogador Neymar ‘desapareceu’ com um Audi R8 GT Spyder disponível para test-drive.
Outra história curiosa envolveu o Audi R8 Especial Edition, que eram 15 unidades da versão com motor V8 de 450 cv e câmbio manual de seis marchas, todos brancos. Depois descobriu-se que essa série especial foi, na verdade, o pedido repetido de um cliente gerado por um erro de sistema.