Uma preocupação de qualquer fabricante que investe em modelos eletrificados é aumentar a autonomia e envolve, especialmente os modelos híbridos plug-in. Afinal, ter uma boa autonomia elétrica permite que o dono possa usufruir dos benefícios do elétrico no ambiente urbanos e do a combustão na estrada.
Os donos dos novos Audi Q7 TFSIe e Q8 TFSIe poderão usufruir dessa comodidade, pois a marca aumentou a autonomia elétrica de ambos os SUVs para 85 km – o suficiente para boa parte da população ir e voltar do trabalho. A bateria de lítio refrigerada a líquido, localizada sob o piso do porta-malas, agora tem capacidade de 25,9 kWh a uma tensão de 370 volts.
A capacidade de carregamento é de até 7,4 kW, o que permite que a bateria seja totalmente reabastecida em aproximadamente três horas e 45 minutos em uma recarga AC, segundo a marca.
A bateria é acompanhada por um motor de seis cilindros de 3.0 litros (370 cv) combinado com um elétrico (PSM) com potência máxima de 130 kW (177 cv) e com a transmissão automática de oito velocidades. Esta configuração oferece às versões 55 TFSIe Quattro uma potência combinada de 394 cv e 61,2 kgfm – o suficiente para proporcionar um 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
A versão 60 TFSIe Quattro vai mais além e com um conjunto mecânico aprimorado oferece até 490 cv e 71,4 kgfm. E segundo a Audi uma aceleração até os 100 km/h em apenas cinco segundos.
Porém ambos os modelos tem velocidade máxima limitada eletronicamente até 240 km/h. Entre as tecnologias ativas disponíveis em ambos estão a suspensão pneumática controlada eletronicamente com sistema de amortecimento adaptativo continuamente variável, que só é padrão no modelo 60 TFSI e está disponível como opcional nas demais versões.
Os faróis são em led em todas as versões, mas podem ser equipadas com a tecnologia Matrix led e até com laser, que aumenta o alcance do facho alto do farol principal. As lanternas, por sua vez, contam com tecnologias OLED que tornam o modelo identificável a alguns quilômetros de distância.
Os novos SUVs estarão disponíveis para encomenda a partir do final de abril de 2024. Na Alemanha os preços na Alemanha começam nos 85 500 euros para o Q7 55 TFSI e nos 92 900 euros para o Q8 55 TFSI. A variante 60 TFSI, por outro lado, começa nos 96.000 euros e sobe para os 103.200 euros no modelo Q8.