Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Audi pode cancelar novos TT e R8 por corte de custos

Marca precisa economizar 15 bilhões de euros até 2022 para investir em programa de elétricos

Por Igor Macário
Atualizado em 6 ago 2020, 12h56 - Publicado em 6 ago 2020, 07h00
Audi-TTS_Roadster-2019-1600-04.jpg
O que adianta um modo Comfort da suspensão que nunca é confortável? (Acervo/Quatro Rodas)

Não é de hoje que a Audi acena para um futuro “diferente” para os esportivos TT e R8. A dupla têm um privilégio cada vez mais raro no universo automotivo atual, o de serem modelos específicos, sem fazerem parte de nenhuma “família” de modelos. Mas essa condição poderá mudar num futuro nem tão distante.

Como são modelos mais caros de produzir, e de um nicho menor, carros assim tendem a “sumir” quando uma fabricante precisa cortar custos. E é exatamente o que a Audi precisa fazer nos próximos anos. A empresa quer economizar cerca de 15 bilhões de euros até o fim de 2022 para continuar seu programa de carros elétricos.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O investimento vai completar os 37 bilhões de euros que a Audi terá gasto até 2025 com sua linha de elétricos. Para isso, o que não for rentável deverá sumir das prateleiras da marca.

A Audi já deu a entender que o TT poderá ser reinventado como um crossover elétrico. Quase como o que a Ford fez como o Mustang, mas condicionado ao fim do TT como conhecemos. A marca vem quebrando a cabeça para decidir o que fazer com o modelo há anos.

Continua após a publicidade

Audi-TTS_Roadster-2019-1600-09.jpg

Isso porque a geração atual do esportivo já passou da metade de seu ciclo de vida. As gerações anteriores duraram cerca de oito anos e a atual já está em seu sexto ano. Como o modelo compartilha componentes com a dupla A3 e VW Golf, a tendência é ele ser renovado quando os hatches ganham novas gerações, o que o ocorreu no ano passado.

Ou seja, independentemente do que a Audi faça com o modelo, o novo carro já deve estar em desenvolvimento, ainda que possa sofrer mudanças no cronograma por conta da pandemia.

Continua após a publicidade

Planos para o R8

Com o relógio do TT correndo, a situação do R8 não está muito melhor. A marca já revelou no início do ano que ainda não há uma decisão final sobre o futuro do superesportivo.

Audi-R8_4
(Divulgação/Audi)

No entanto, a abordagem é diferente em relação ao modelo. O R8 é visto como a ligação da gama “de rua” da marca com as pistas, e o modelo acaba tendo um papel mais definido na estratégia da marca. A rentabilidade do R8 vai além de apenas números de vendas e lucros.

Continua após a publicidade

Além disso, o R8 compartilha motor e plataforma com o Lamborghini Huracán, cujas vendas vão bem e sustentam o projeto.

Diferentemente do TT, o próximo R8 deverá manter um trem de força com motor a combustão, ainda que certamente eletrificado. O uso de um motor elétrico será fundamental para que o V10 consiga atender às normas antipoluição de países europeus e dos Estados Unidos por exemplo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Audi pode cancelar novos TT e R8 por corte de custos
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.