Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi A4 e A5 híbridos estreiam no Brasil com menos potência e motor de 12V

Novo sistema híbrido leve terá a mesma potência em todas as versões dos dois modelos

Por João Vitor Ferreira
18 mar 2022, 21h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os sedan Audi A4 e o cupê A5 Sportback chegaram na linha 2022 com novo sistema híbrido leve e com sua potência nivelada. Desde a versão mais básica até a nova topo de linha, S Line, a potência será exatamente a mesma, assim como o torque. O catálogo também ficou mais enxuto.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    O Audi A4, por exemplo, era oferecido nas versões Prestige, Prestige Plus e Performance Black. Na nova linha, a versão mais básica se manteve, a intermediária foi extinta e a topo de linha deu lugar à nova versão S Line. Quanto ao A5, que antes era oferecido nas versões Prestige Plus e Performance Black, agora só terá a variante S Line.

    O que há de tão diferente é o motor 2.0 TFSI que agora tem umsistema híbrido leve dos mais simples, com um alternador de correia (BAS) conectado a um sistema elétrico primário de 12 volts, com bateria de íons de lítio. Agora, ao se deslocar em velocidade estável entre os 55 e 160 km/h, o motor a combustão pode ser totalmente desligado e o carro seguir apenas em modo elétrico, como informa a Audi. Além disso, o sistema start-stop começa a atuar a partir dos 22 km/h.

    As mudanças também refletiram em um ajuste na potência. Agora todas as versões dos Audi A4 e A5 têm 204 cv. No ano-modelo 2021, as variantes mais básicas tinham 190 cv e a topo de linha Performance Black chegava aos 249 cv.

    O torque do novo motor é de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.475 rpm, mesma força das versões básicas e cerca de 5 kgfm mais fraco que a topo de linha do ano passado. A transmissão é sempre o S Tronic automática de sete marchas.

    Continua após a publicidade
    A4 2022
    Audi A4 2022 (Divulgação/Audi)

    De acordo com a Audi, o A4 e o A5 têm o mesmo desempenho, com velocidade máxima limitada de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

    No design a principal — mas ainda assim modesta — mudança está na nova grade Single Frame, como batizou a Audi. Basicamente, nos dois modelos, seu formato e estilo se mantiveram inalterados, ficando só um pouco mais larga.

    Continua após a publicidade

    Os faróis de LED são padrão e, assim como as lanternas, eles repetem a mesma assinatura de quatro riscos e um “L”, que no A4 é invertido, na parte superior. As rodas de liga leve ganharam novo design e são aro 18’’ na variante de entrada e 19’’ na S Line do A4 e A5.

    O cliente pode também optar pelo pacote “Black Package”, que acrescenta detalhes do exterior, revestimento do teto e retrovisor externo tudo em preto. O pacote está disponível para os dois modelos, mas no A4 ele inclui também novas rodas.

    No caso do A5, ainda houve leves mudanças na traseira. As lanternas ganharam nova assinatura e setas dinâmicas, enquanto as ponteiras do escape são em forma de trapézio.

    AudiA52022 frontal
    O conjunto de iluminação interna terá 30 opções de cores disponíveis no Audi A5 Sportback (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Na tecnologia, o A4 Prestige é o que carece um pouco mais de equipamentos. Sua lista é composta pela a tecnologia keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com borboletas para troca de marchas, pacote de luzes ambientes, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Seu único opcional é o teto solar elétrico.

    Compartilhe essa matéria via:

    Enquanto as versões S Line acrescentam ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit exterior S Line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED e rádio MMI plus com sistema de navegação. No A5 adicionam-se também os faróis Matrix (opcionais no A4 S Line) e o teto solar panorâmico.

    Os modelos chegam às concessionárias no começo de abril. O preço do A4 começa em R$ 294.990 na versão Prestige e chega aos R$ 317.990 na topo de linha. Mais caro, o A5 S Line terá preços a partir de R$ 351.990.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.