As relíquias que encontramos na mostra de clássicos mais legal do Brasil
Organizada no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, exposição exibe clássicos e raridades conservadas por colecionadores de todo o país
Quem estiver de passagem pelo Rio de Janeiro nos próximos dias e gosta de carros precisa visitar a prestigiada Village Classic Cars 2019, quarta edição da exposição organizada pelo Veteran Car Club do Brasil.
A história do automóvel é testemunhada por mais de 100 veículos nacionais e estrangeiros, de singelos utilitários a exclusivos modelos esportivos e de luxo.
Se o volume não é tão grande quanto algumas mostras de São Paulo, a qualidade do acervo impressiona. QUATRO RODAS visitou a mostra e apresenta alguns destaques.
Um dos carros mais legais do evento é o Chrysler Town & Country 1948.
O conversível foi um dos modelos mais exclusivos logo após o término da II Guerra Mundial destacando-se por parte da carroceria em madeira de freixo e apliques simulando mogno.
É impulsionado por um motor de oito cilindros em linha com 5,3 litros e 135 cv.
O orgulho sul-americano é bem representado pelo IKA Torino. O cupê argentino presente no evento é um tributo às três unidades que disputaram as 84 Horas de Nürburgring em 1969.
Denominada “Missão Argentina”, a equipe chefiada pelo pentacampeão Juan Manuel Fangio encarou Porsches e BMWs em pé de igualdade.
Onipresentes em qualquer encontro de automóveis antigos os Mercedes marcaram presença com o conversível W111 1971 e o roadster W113 1969, mais conhecida como Pagoda.
Os francófilos irão ao deleite com um exemplar do Renault Caravelle e uma trinca de Citröen: Ami, DS e 2CV.
Idealizado para autoridades o Willys Itamaraty Executivo 1967 na tonalidade azul é o mais exclusivo entre os nacionais, grupo que reúne os esportivos Willys Interlagos, Puma GTE e Ford Escort XR3.
Abrilhantam o evento o derradeiro DKW Fissore 1966 e o pioneiro Gurgel QT 1970.
O imensurável avanço técnico e estilístico do Cord Sedan 1937 é evidenciado quando comparado ao sisudo DeSoto 1930 ou mesmo ao LaSalle Sedan 1939.
O mesmo impacto é provocado ao visualizar o Rolls Royce Silver Wraith 1948 e o Cadillac Eldorado Brougham 1958.
Entusiastas da velocidade apreciarão esportivos como Chevrolet Corvette 1963, Pontiac Firebird Trans Am 1972, Ferrari 308 Quattrovalvole 1982 e Porsche 964 1994.
O melhor automóvel do evento será escolhido não por um corpo de jurados mas sim pela votação do público.
Serviço – Village Classic Cars 2019
Quando: até 15 de setembro.
Onde: espaço de eventos do Village Mall, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Horários: segunda a sábado das 12h às 22h; domingos, das 12h às 20h.
Entrada: franca.