Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As picapes pequenas e intermediárias mais econômicas do Brasil em 2021

Dupla da Fiat, Strada e Toro dominam o ranking pela variedade de configurações

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 out 2021, 13h58
Strada
Fiat Strada Endurance, equipada com motor 1.4 Fire (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em expansão e com várias novidades no radar, o segmento das picapes é o mais versátil do mercado por atingir quem precisa de um veículo para trabalho ou lazer. Assim, para ambos os usos, é sempre bom colocar o consumo de combustível entre as considerações.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Por isso, depois do ranking geral de modelos e dos SUVs, QUATRO RODAS aponta agora as 10 picapes pequenas e intermediárias que menos consomem combustível no país. A lista foi feita a partir do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, para 2021.

Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
VW Saveiro Cross (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Os modelos foram selecionados pela classificação média de consumo energético, medido em MJ/km (mega joule por quilômetro) e obtido pelos consumos urbanos e rodoviários com os respectivos combustíveis que abastecem os veículos.

Consideramos para o ranking modelos e versões vendidos atualmente no mercado brasileiro, abastecidos a gasolina, etanol ou diesel, sem o auxílio de motores elétricos que configurem conjuntos híbridos. Além disso, a lista leva em conta a menor média obtida pelos modelos com suas respectivas motorizações, transmissões e trações, independentemente de versões.

Continua após a publicidade

Veja abaixo quais são as 10 picapes leves e intermediárias mais econômicas do Brasil

1º – Fiat Strada 1.3 cabine simples

A líder absoluta de vendas também fica na frente quando o assunto é consumo de combustível, emplacando todas as suas configurações nos primeiros lugares deste ranking. No caso da campeã, o conjunto é formado pelo motor 1.3 Firefly de até 109 cv e câmbio manual de 5 marchas. Com cabine simples, esta configuração só está disponível na versão intermediária Freedom.

Com etanol, o consumo da picape é de 8,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto, com gasolina, fica em 12,6 km/l na cidade e 13,8 na estrada.

2º – Fiat Strada 1.3 cabine dupla

Assim como a topo de linha Volcano, a Freedom também é oferecida com cabine dupla – ambas com o mesmo motor 1.3 e câmbio manual. Com este arranjo, a Strada atingiu as médias de consumo no Inmetro de 8,5 km/l em ciclo urbano e 9,2 no rodoviário com etanol, e 12 km/l na cidade e 13,2 na estrada com gasolina.

Fiat Strada 2021 Volcano e Endurance
Fiat Strada Volcano (esq.) e Endurance (dir.) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

3º – Fiat Strada 1.4 cabine dupla

A picape manteve o antigo motor 1.4 Fire de até 88 cv em suas versões de entrada, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Com cabine dupla, o consumo ficou em 8,3 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada quando abastecida com etanol e, quando com gasolina, em 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

4º – Fiat Strada 1.4 cabine simples

Com o mesmo motor, mas com cabine simples, as médias da Strada sofrem uma piora quase que imperceptível: passou para 8,2 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, e 11,6 na cidade e 12,3 na estrada com gasolina.

5º – Volkswagen Saveiro 1.6

Todas as versões da Saveiro são equipadas com motor 1.6 de até 104 cv e câmbio manual de 5 marchas e, segundo a classificação do Inmetro, o consumo é o mesmo para todas, independentemente de cabine simples ou dupla. As médias com etanol ficaram em 7,2 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada e, com gasolina, em 10,4 na cidade e 12,4 na estrada.

Duster Oroch
Renault Oroch (Christian Castanho/Quatro Rodas)

6º – Renault Oroch 1.6

Prestes a ganhar o novo motor 1.3 turbo do Captur, a Oroch segue à venda com os motores 1.6 e 2.0. O primeiro entrega até 120 cv e é sempre ligado a um câmbio manual de 5 marchas. Assim, as médias no Conpet ficaram em 7,6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina.

7º – Renault Oroch 2.0

O motor 2.0 rende até 148 cv na picape e é acompanhado de um câmbio manual de 6 marchas. Na opção mais potente, a Oroch obteve as médias de 5,9 km/l em ciclo urbano e 7 no rodoviário com etanol, e 8,6 km/l no urbano e 10,3 km/l no rodoviário com gasolina.

Continua após a publicidade

8º – Fiat Toro 1.3 turbo

A primeira mudança visual da Toro também trouxe o novo motor 1.3 turbo flex de até 185 cv, acompanhado de um câmbio automático de 6 marchas. As médias obtidas pelo Inmetro foram de 6,6 km/l na cidade e 7,9 na estrada com etanol, e 9,7 km/l na cidade e 10,7 na estrada com gasolina.

toro
Fiat Toro 1.3 turbo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

9º – Fiat Toro 1.8

Mesmo com as recentes mudanças, o antigo motor 1.8 de 139 cv permaneceu na versão de entrada da picape, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Com etanol, o consumo urbano ficou em 6,3 km/l, enquanto o rodoviário ficou em 8 km/l. As médias com gasolina ficaram em 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

10º – Fiat Toro 2.0 turbodiesel 4×4

A lista termina com mais uma classificação da Toro, desta vez com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. As médias de consumo ficaram em 10,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 749

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.