Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As estratégias do SUV da Lotus para preservar a tradição de carros leves

Primeiro SUV da Lotus mantém tradição de carros leves da marca, ainda que proporcionalmente

Por Eduardo Passos
18 set 2022, 07h18
Lotus Eletre
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O notável projetista Colin Chapman era tão fascinado pela leveza que fez da Lotus — fabricante e equipe de Fórmula 1 — sinônimo de esportivos ágeis e de pouco peso. Mas o futuro é elétrico, e houve quem duvidasse que a Lotus (agora com outro dono) conseguiria manter seu mantra mesmo com as inevitáveis (e muito pesadas) baterias automotivas.

A resposta veio com o Eletre, um superesportivo de 608 cv que não apenas é o primeiro SUV da marca como pode indicar o caminho para que outros elétricos não sejam tão pesados, como de costume.

Lotus Eletre

Fabricado na China a partir de 2023, o modelo não economiza em alumínio e fibra de carbono ao redor da carroceria. Mas o grande diferencial do Eletre é a estratégia de design da Lotus, que buscou tornar o modelo “poroso”.

Compartilhe essa matéria via:

Há entradas e saídas de ar do para-choque dianteiro ao traseiro, passando pelas portas e aerofólios. Isso favorece não só a aerodinâmica, mas, claro, reduz a quantidade de materiais, ou seja, peso.

Continua após a publicidade

Lotus Eletre

Por dentro, todas as superfícies rígidas são de fibra de carbono, enquanto o revestimento premium utiliza um híbrido de algodão e tecido sintético 50% mais leve que couro.

Ironicamente, mesmo com tanto esforço, o Lotus Eletre tem tudo para ser o modelo mais pesado da história da marca: em torno de 2.000 kg. Assim como o preço, essa é a única informação que segue guardada.

Não obstante, o SUV do tamanho de uma Ford Maverick pesará tanto quanto uma Ford Ranger.

Continua após a publicidade

Devidas proporções

Um pouco maior que o Tesla Model X (5,07 m), Lotus Eletre (5,10 m) deverá pesar cerca de meia tonelada a menos que o SUV americano

Lotus Eletre
(Divulgação/Quatro Rodas)
LOTUS ELETRE
(Divulgação/Quatro Rodas)
Lotus Eletre
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A ergonomia dos ocupantes foi pensada sempre considerando a economia de peso e, além do console central, os encostos de cabeça também são vazados. Para que o excesso de fibra de carbono não ficasse muito rústico,
a Lotus usou restos de fibras para criar uma resina com efeito de acabamento black piano.

Winglets

Para reduzir peso, o aerofólio traseiro teve sua porção do meio removida, restando um par de pequenas asas.

Lotus Eletre
(Divulgação/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.