Já imaginou comprar um hatch esportivo quase novo, com apenas 1.000 km rodados, por quase R$ 182.000 a mais do que o valor pedido pela fabricante? E que tal um modelo com míseros 80 km no odômetro por um adicional de R$ 318.000? É exatamente essa a situação protagonizada pelo Toyota GR Yaris na Argentina, segundo relatos do portal Autoblog.
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A marca japonesa até se esforçou para evitar que o cobiçada esportivo fosse comprado por revendedores no país vizinho, mas, aparentemente, o esforço da montadora foi em vão, já que o hatch esportivo já é revendido com valores obscenos em regiões hermanas.
Para evitar que isso continue acontecendo, a marca estabeleceu oito critérios para selecionar quais clientes estarão aptos a comprar o novo GR Yaris. Para adquirir uma das 300 unidades do modelo, o consumidor precisa se enquadrar em alguns requisitos.
Entre as oito condições estabelecidas pela empresa estão a prioridade a clientes históricos e fiéis da marca, colecionadores de automóveis e participantes dos eventos de pista da Toyota.
Dentro das condições está também a assinatura de uma “promessa de lealdade”. Os clientes que se mostraram interessados no modelo precisam assinar um termo em que afirmam que manterão o GR Yaris sob sua posse por um período “razoável”. Mesmo assim, não foi definido pela Toyota o que seria um período razoável.
O objetivo da empresa era justamente evitar que as poucas unidades do modelo destinadas ao mercado argentino caíssem nas mãos dos revendedores. Eles buscam vender carros com pouco uso e cobram preços altíssimos, como ocorre no caso da cota limitada de GR Yaris destinada aos argentinos.
Apesar dos esforços, o plano da Toyota parece não ter dado muito certo, já que algumas unidades já estão à venda em sites online como o Mercado Livre. Na Argentina, o GR Yaris foi lançado por 5,250 milhões de pesos (cerca de R$ 290.303) no final de julho, mas a pedida atual está longe desse valor.
A revenda Automóviles Prestige publicou um anúncio de uma unidade branca do hatch com 1.000 quilômetros rodados por 8,5 milhões de pesos. É uma diferença salgada de 3,25 milhões de pesos, algo por volta de R$ 182.000 a mais do que o preço original cobrado pela Toyota. Parecia um recordista, até a vez da Sote Automores, de Buenos Aires, anunciar uma das 300 unidades por 11 milhões de pesos, equivalente a R$ 608.254 — um lucro de escandalosos 110%.
A Toyota da Argentina ainda não se pronunciou sobre a revenda, mas sabe-se que os compradores originais, necessariamente clientes de longa data e membros do Club Toyota local, poderão ser excluídos do programa de benefícios e, segundo relatos, há risco de que essas pessoas sejam impedidas de adquirir novos carros da marca direto da rede de concessionários.
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