Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Após problemas, Ford substituirá capota rígida das unidades do Bronco

A turbulenta produção do Ford Bronco encontrou mais um empecilho com reclamações sobre a qualidade da capota rígida do modelo

Por Pedro Henrique Oliveira
19 ago 2021, 13h32
O Ford Bronco 2021 foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda não tem data de chegada
O problema atual é na capota rígida dos modelos que utilizam a tecnologia “molded-in color” (Divulgação/Ford)

As entregas do Ford Bronco já começaram e, com elas, as reclamações dos consumidores norte-americanos também. O problema reportado já é velho conhecido da Ford e está na capota rígida, disponível nas versões de duas e quatro portas do modelo. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Os modelos impactados são aqueles que utilizam a tecnologia “molded-in-color” na capota. Os pigmentos são misturados com os outros materiais quando ela é fabricada. Essa tecnologia requer uma manutenção diferente daquela realizada em superfícies pintadas com os métodos usuais.

Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
A partir de outubro, os modelos que já foram entregues terão que comparecer às concessionárias para a mudança (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Aqueles clientes que compraram o SUV em sua pré-venda já relataram para a empresa que a capota rígida removível, característica essencial de algumas versões do Bronco, possui problemas. Mas afinal de contas, que problemas são esses?

Desde o começo do ano, essa parte específica tem sido protagonista de diversas notícias ruins para a fabricante. A capota do Bronco é produzida pela Webasto, empresa que já havia deixado claro que não conseguia acompanhar a demanda da Ford. 

Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
A Webasto, fabricante da capota rígida, já havia dito que não conseguiria acompanhar a produção da Ford (Divulgação/Ford)

Por conta disso e da pandemia do coronavírus, a produção sofreu diversos atrasos até começar, de fato, no meio de junho deste ano. Os clientes pensavam que o pior estava para trás, mas quando começaram a receber as suas unidades perceberam que o teto tinha problemas no acabamento. 

Continua após a publicidade

As reclamações são diversas. Alguns clientes relataram que, três semanas após o recebimento da unidade, o forro interno da capota estava com um desgaste excessivo. Outros falaram em fios de fibra de vidro saindo do painel do telhado e tem até reclamações sobre a área de carga do SUV. 

Ford Bronco laranja visto 3/4 de frente
Os clientes que já reservaram o Bronco, mas ainda não receberam uma data de produção provavelmente receberão um modelo 2022 (Divulgação/Ford)

A Ford disse que todos os modelos montados com a opção da capota rígida foram afetados e precisarão passar por alterações. Para aqueles consumidores que já receberam a sua unidade, o processo de substituição começará em outubro nas concessionárias. 

O blog Bronco6G postou um documento que a Ford teria enviado para os seus vendedores falando justamente sobre a questão da capota.

Continua após a publicidade
Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
As reclamações começam pelo acabamento da capota e vão até a área de carga do SUV (Divulgação/Ford)

Em uma parte da carta está o trecho: “o problema não afeta a funcionalidade do telhado, mas pode causar uma aparência insatisfatória quando exposto a água e umidade extremas. Como resultado, tomamos a decisão de substituir todos os painéis de teto rígido em cores moldadas em todos os veículos Bronco de 2 e 4 portas produzidos até o momento”.

Vale lembrar que o problema afeta apenas as capotas rígidas que utilizam a tecnologia “molded-in color”, o que significa que as unidades com outros tetos, inclusive o macio, não serão impactadas. 

Ford Bronco 2021 quatro portas frente
A produção do jipão já sofreu diversos atrasos e, com as reclamações, sofrerá novo atraso (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Apesar da necessidade da mudança, a Ford afirma que os clientes podem continuar dirigindo as suas unidades do Bronco. Aqueles que fizeram a reserva do SUV e não foram informados da data de produção da sua unidade irão receber um modelo 2022 ou poderão mudar para uma versão com teto macio, com a opção de receber um kit com o teto rígido sem custo adicional. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.