Após problemas, Ford substituirá capota rígida das unidades do Bronco
A turbulenta produção do Ford Bronco encontrou mais um empecilho com reclamações sobre a qualidade da capota rígida do modelo
As entregas do Ford Bronco já começaram e, com elas, as reclamações dos consumidores norte-americanos também. O problema reportado já é velho conhecido da Ford e está na capota rígida, disponível nas versões de duas e quatro portas do modelo.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Os modelos impactados são aqueles que utilizam a tecnologia “molded-in-color” na capota. Os pigmentos são misturados com os outros materiais quando ela é fabricada. Essa tecnologia requer uma manutenção diferente daquela realizada em superfícies pintadas com os métodos usuais.
Aqueles clientes que compraram o SUV em sua pré-venda já relataram para a empresa que a capota rígida removível, característica essencial de algumas versões do Bronco, possui problemas. Mas afinal de contas, que problemas são esses?
Desde o começo do ano, essa parte específica tem sido protagonista de diversas notícias ruins para a fabricante. A capota do Bronco é produzida pela Webasto, empresa que já havia deixado claro que não conseguia acompanhar a demanda da Ford.
Por conta disso e da pandemia do coronavírus, a produção sofreu diversos atrasos até começar, de fato, no meio de junho deste ano. Os clientes pensavam que o pior estava para trás, mas quando começaram a receber as suas unidades perceberam que o teto tinha problemas no acabamento.
As reclamações são diversas. Alguns clientes relataram que, três semanas após o recebimento da unidade, o forro interno da capota estava com um desgaste excessivo. Outros falaram em fios de fibra de vidro saindo do painel do telhado e tem até reclamações sobre a área de carga do SUV.
A Ford disse que todos os modelos montados com a opção da capota rígida foram afetados e precisarão passar por alterações. Para aqueles consumidores que já receberam a sua unidade, o processo de substituição começará em outubro nas concessionárias.
O blog Bronco6G postou um documento que a Ford teria enviado para os seus vendedores falando justamente sobre a questão da capota.
Em uma parte da carta está o trecho: “o problema não afeta a funcionalidade do telhado, mas pode causar uma aparência insatisfatória quando exposto a água e umidade extremas. Como resultado, tomamos a decisão de substituir todos os painéis de teto rígido em cores moldadas em todos os veículos Bronco de 2 e 4 portas produzidos até o momento”.
Vale lembrar que o problema afeta apenas as capotas rígidas que utilizam a tecnologia “molded-in color”, o que significa que as unidades com outros tetos, inclusive o macio, não serão impactadas.
Apesar da necessidade da mudança, a Ford afirma que os clientes podem continuar dirigindo as suas unidades do Bronco. Aqueles que fizeram a reserva do SUV e não foram informados da data de produção da sua unidade irão receber um modelo 2022 ou poderão mudar para uma versão com teto macio, com a opção de receber um kit com o teto rígido sem custo adicional.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital