Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após fracasso com a Honda, GM fará carros elétricos com a Hyundai

Com intuito de frear a expansão chinesa, a GM e a Hyundai assinaram um acordo para o desenvolvimento de novos carros e novas tecnologias

Por Lucas Parente
Atualizado em 12 set 2024, 18h16 - Publicado em 12 set 2024, 17h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • hyundai-and-general-motors-sign-memorandum-of-understanding (1)
     (Divulgação/Hyundai/GM)

    Alianças no setor automotivo são muito comuns. Com a nova era dos carros elétricos, muitas empresas tradicionais se juntaram até mesmo a fabricantes chinesas para o desenvolvimento de novas tecnologias. Isso já se tornou comum.

    Se em outros tempos seria incomum ver a sul-coreana Hyundai e a norte-americana General Motors trabalhando juntas, saiba que é exatamente isso o que vai acontecer. As duas montadoras assinaram um memorando para analisar a possibilidade de desenvolver e fabricar carros juntas.

    Caso a nova parceria se concretize, as empresas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento de carros a combustão e, principalmente, elétricos. Há também a citação para esforços sobre tecnologia a hidrogênio, bem como para a combinação de recursos, como matérias-primas para bateria e outros elementos.

    Após o acordo, a empresas afirmaram que em breve começarão os trabalhos. Essa aliança tem como principal objetivo entregar “veículos ainda mais competitivos aos clientes de forma mais rápida e eficiente”, segundo a CEO da GM, Mary Barra.

    hyundai-and-general-motors-sign-memorandum-of-understanding
    (Divulgação/Hyundai/GM)

    Mas por que duas grandes empresas como Hyundai e GM juntariam forças? Redução de custos de desenvolvimento e projeto, esse é o principal motivo. Duas grandes marcas, com um vasto capital e potencial industrial se tornam mais competitivas estando do mesmo lado, tendo em vista que há um “inimigo” em comum: as montadoras chinesas, que são uma ameaça real, principalmente no segmento de carros elétricos.

    Não faz muito tempo, GM e Honda se juntaram para o desenvolvimento de carros elétricos baratos. No entanto, o plano de lançar novos modelos até 2027 não foi para frente e a parceria chegou ao fim. Esse foi o espaço que abriu para o novo acordo com a Hyundai.

    COMPARA SUV CHINESES
    Modelos como BYD Song Plus e GWM Haval 06 chegaram no ano passado e estão entre os mais vendidos em seus segmentos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Esse movimento de parceria entre as montadoras tradicionais tem se tornado cada vez mais comum. Não só para a redução de custos, mas para tentar barrar o crescimento de montadoras chinesas, como a BYD.

    Continua após a publicidade

    Em março deste ano, a Honda e a Nissan se juntaram para trabalhar no desenvolvimento de carros elétricos, além de novos softwares e outros produtos. Em agosto, a Mitsubishi se juntou para esse grupo.

    Compartilhe essa matéria via:

    Outro acordo interessante foi feito entre a Toyota, Mazda e Subaru, que selaram uma aliança há alguns meses com compromisso de manter os motores a combustão vivos e mais eficientes.

    Motor Toyota
    Protótipo do novo motor 1.5 da Toyota, desenvolvido junto a Mazda e Subaru (Divulgação/Toyota)

    O mercado automotivo passa e passará por muitas mudanças nos próximos anos. As empresas estão tentando encontrar formas de se manterem competitivas, mesmo que isso necessite de uma força conjunta.

    Continua após a publicidade

    Porém, há de se tomar cuidado com todo e qualquer movimento, tendo em vista a redução de vendas de carros elétricos e as futuras regras de emissões.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.