Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Após fiasco, Renault acaba com Sandero CVT; câmbio sobrevive no Logan PcD

De acordo com fonte, opções com câmbio automático não corresponderam à expectativa de vendas; nova geração chega em 2022

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 14 fev 2023, 17h08 - Publicado em 4 jan 2021, 19h11
Sandero GT Line
Versão GT Line foi a última do Sandero com câmbio CVT (Divulgação/Renault)

A Renault criou uma solução inusitada para Logan e Sandero terem o câmbio automático CVT: ambos modelos ganharam suspensão do Stepway e molduras nas caixas de roda por conta da transmissão exposta sob a carroceria. Só que esses pseudo-aventureiros, lançados há um ano e meio, já não existem mais.

De acordo com o parceiro Autos Segredos, apenas o Renault Stepway – que tem carreira solo já há algum tempo – manterá o câmbio automático CVT para vendas a pessoa física. Já o Logan continuará à venda sem embreagem na configuração para PcD.

Nos últimos meses, o fabricante já havia reduzido o portfólio do hatch e do sedã. Para ter ideia, somente as variantes topo de linha (Zen) mantiveram o motor 1.6 16V de 118 cv. Por isso, até o Sandero GT Line, com apelo esportivo e lançado em junho de 2020, agora só tem motor três-cilindros 1.0 de 82 cv.

Continua após a publicidade

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Segundo fontes consultadas pela QUATRO RODAS, a previsão inicial de participação do câmbio CVT nas vendas do Sandero era de 65%. Só que isso não se concretizou: no acumulado de janeiro até setembro de 2020, as configurações automáticas representaram só 17,4% dos emplacamentos do hatch.

Sandero CVT
Toda a linha já tinha sido reduzida em agosto de 2020 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Sendo assim, restam apenas cinco versões do Sandero (incluindo o esportivo RS); três do Logan, que destina a topo de linha Zen CVT às vendas PcD; e duas do Stepway, que tem apenas motor 1.6 16V, oferecido com câmbio manual na versão Zen e com automático CVT na versão Iconic.

Por outro lado, essa mudança abre caminho para as novas gerações de ambos, que estão em desenvolvimento e que devem chegar às concessionárias em 2022. Com a base CMF-B do Clio europeu, os modelos serão mais refinados e distantes dos Dacia.

Projeção Renault Sandero XJF 2022
Mudanças abrem caminho para chegada das novas gerações (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.