Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após 17 anos, Renault Clio teve sua produção encerrada

Modelo lançado em 1999 era fabricado na Argentina e será substituído pelo Kwid em 2017

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 26 mar 2024, 10h04 - Publicado em 3 out 2016, 20h27
ultimo-clio
 (/)
Continua após publicidade

ultimo-clio

Promoções tentam manter o Renault Clio atraente aos que ainda se interessam por ele – foram 10.040 emplacamentos de janeiro a agosto, um número considerável que o coloca na 32ª posição entre os carros de passeio mais vendidos no ano.

O que se tem é um compacto com projeto antigo, porém completo por cerca de R$ 32 mil – o preço de tabela é de R$ 34.985. Mas isso não vai durar muito: o Renault Clio teve sua produção encerrada há poucos dias na fábrica de Santa Isabel, como comprova foto divulgada pelo site argentino CarsDrive

Continua após a publicidade

novo-clio--52-
Reestilização também acabou com o vidro traseiro côncavo, uma das marcas do Clio ()

A unidade argentina produzia o compacto desde 2000, mas apenas em meados de 2007 passou a vir do país vizinho, cedendo sua linha de montagem na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para Logan e Sandero. Agora ocorre o oposto: a linha de produção do Clio passará a produzir Logan e Sandero nos próximos meses para abastecer o mercado argentino. Furgão derivado do Logan, o Dokker também poderá ser fabricado na Argentina para substituir o Kangoo. 

Renault Clio (8)
Clio Sedan foi lançado em 2000 e descontinuado em 2009 ()

Para ocupar o posto do Clio virá o Renault Kwid. Com projeto mais simples, será produzido na unidade paranaense com um novo motor 1.0 três cilindros. Com 3,68m de comprimento, 1,57m de largura, 1,47m de altura e 2,42m de entre-eixos, ele foi mal nos crash-tests feitos na Índia, mas promete estrutura mais reforçada e equipamentos de segurança de série inéditos para o segmento, como airbags laterais de série.

17 anos bem vividos

Renault Clio (4)
Simples de tudo, Clio Yahoo era vendido apenas pela internet em 2001 (Divulgação/Renault)

Apresentada no Salão de Genebra de 1998, a segunda geração do Renault Clio chegou ao Brasil em novembro de 1999. Apesar do design incomum, revolucionou seu segmento com o bom acabamento e pelo fato de ter airbags dianteiros de série mesmo na versão de entrada, que sequer tinha calotas ou para-choques pintados. 

Renault Clio (5)
Sem conta-giros, vidros elétricos ou rádio, mas com airbags: segurança era ponto forte do compacto ()
Continua após a publicidade

“Um acessório você pode comprar na loja, um airbag só pode sair de fábrica”, disse à época do lançamento o então presidente da Renault no Brasil, Luc-Alexandre Ménard. Mas o Clio perdeu airbags de série poucos anos antes do item se tornar obrigatório no Brasil, quando se assumiu como carro de entrada da Renault.

Renault Clio (2)
Clio Jovem Pan, de 2002, tinha rádio CD com display no painel e comando satélite. Custava R$ 19.990 na época (Acervo/Quatro Rodas)

Criado na Turquia, o Clio Sedan chegou em 2000 e fez algum sucesso até o fim de sua produção, em 2009. Por anos o Renault Clio foi considerado uma opção sofisticada entre os compactos, apesar de suas dimensões não serem das maiores. Mas não resistiu à chegada de Logan e Sandero, que ofereciam espaço melhor por velor semelhante.

Renault Clio (7)
Clio F1 teve apenas 5 unidades produuzidas em 2007 para comemorar os títulos da Renault na F1 em 2005 e 2006 ()

Ao longo de 17 anos o Renault Clio usou vários motores, como o 1.6 8V (90cv), 1.6 16V (110 cv), 1.0 8V (60 cv) e 1.0 16V (de 70 a 80 cv), que permaneceu até o fim. Séries especiais foram mais de dez, entre elas, a Yahoo (vendido pela internet), Air, O Boticário, Egeus, F1 (limitado a 5 unidades), Si e Get Up, a mais recente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.