Após 16 anos, Mitsubishi está de volta à Stock Car com o Eclipse Cross
A empresa japonesa é a terceira montadora a confirmar presença na Stock Car, junto de GM e Toyota, na nova era de SUVs
A Mitsubishi, depois de 16 anos, anuncia sua volta a Stock Car em 2025 durante coletiva de imprensa no Autódromo de Interlagos. A empresa é a terceira montadora a confirmar presença, junto de GM e Toyota, e utilizará o SUV Eclipse Cross na competição.
“Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotado por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro.”, disse Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors.
A escolha pelo modelo SUV acompanha a decisão da própria competição em substituir os sedãs pela nova carroceria que vem crescendo em vendas nos últimos anos. Na última participação da empresa na competição, o modelo utilizado foi o conhecido Mitsubishi Lancer.
“Claro que a nossa decisão de passar a utilizar os SUVs a partir de 2025 nos tornou mais atraentes em termos mercadológicos. Somando isso ao nível de competitividade da categoria e à qualidade de nossa plataforma de entretenimento, acho que temos o pacote perfeito para qualquer montadora ou patrocinador”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.
A Mitisubishi participou da Stock Car de 2005 a 2008, tendo uma trajetória vencedora durante estes anos. A primeira corrida da montadora ocorreu justamente na pista de Interlagos.
Foram 48 corridas nestas 4 temporadas, 38 pódios e 2 títulos na categoria, todos conquistados por Cacá Bueno. Além de Cacá, outros 36 pilotos também utilizaram as cores da montadora nestes anos, como: Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Valdeno Brito e muitos outros.
Abaixo, alguns números da Mitsubishi na história da Stock Car:
- Modelo: Mitsubishi Lancer
- Temporadas: 4 (2005, 2006, 2007, 2008)
- Estreia: 1º de maio de 2005, Interlagos (SP)
- Corridas: 48
- Vitórias: 16
- Primeira vitória: Ingo Hoffmann, 24 de julho de 2005, Curitiba (PR)
- Última vitória: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
- Poles: 13
- Primeira pole: Christian Fittipaldi, 29 de outubro de 2005, Buenos Aires (Argentina)
- Última pole: Cacá Bueno, 6 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
- Voltas mais rápidas: 15
- Primeira volta mais rápida: Wanderley Reck Jr., 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
- Última volta mais rápida: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
- Pódios: 38
- Primeiro pódio: Valdeno Brito, 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
- Último pódio: Ingo Hoffmann, 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
- Títulos: 2 (Cacá Bueno, 2006 e 2007)
- Pilotos: 37
- Última prova: 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)