Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Apenas sete montadoras chinesas devem sobreviver aos próximos anos, diz CEO

CEO da XPENG afirma que a China vai passar por uma "rodada de eliminação" nos próximos anos e muitas montadoras vão deixar de existir

Por João Vitor Ferreira
19 jan 2025, 15h00
Dianteira tem passagem de ar automática no para-choque
XPENG é uma das marcas que está brigando para garantir seu lugar no futuro (Divulgação/Xpeng)
Continua após publicidade

O mercado automotivo chinês está colocando no “paredão” muitas das dezenas fabricantes de automóveis locais. Quem conseguir vender mais, fica. Mas quem ceder à pressão, corre o risco de sair definitivamente do jogo.

É isso que prevê o CEO da XPENG, He Xiaopeng. “O período de 2025 a 2027 marca a rodada de eliminação na indústria automotiva”, disse o executivo em um comunicado aos funcionários.

O motivo é a guerra que se criou no segmento de carros elétricos. Muitas montadoras — em sua maioria startups — surgiram nos últimos anos querendo aproveitar o “boom” de consumo. Logo, há uma oferta gigantesca de diferentes marcas e modelos para o público, gerando uma disputa de preços. As empresas que podem, estão baixando o valor dos seus carros (em muitos casos, sem se importar com a lucratividade) na tentativa de vender mais que os concorrentes.

Novo Xpeng Mona M03
A XPENG teve um ano de evolução em 2024, mas precisa vender ainda mais se quiser continuar no jogo (Divulgação/Xpeng)

É a primeira vez que um executivo chinês fala abertamente sobre esse assunto, que já vem sendo repercutido há algum tempo. Em 2024, por exemplo, o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, comentou sobre a situação dos chineses: “É uma guerra de preços darwiniana, um abalo no mercado. E muitos dos players que existem agora não existirão mais. Muitos deles não existirão mais em cinco anos”.

Continua após a publicidade

Essa guerra vai se intensificar neste ano. A própria XPENG tem como meta tornar-se lucrativa, algo que muitas — inclusive ela própria — ainda não conseguiram. O único jeito é vender mais que as concorrentes.

Compartilhe essa matéria via:

Partindo desse princípio, He Xiaopeng e sua equipe podem estar no caminho certo. Em 2024, a montadora conseguiu um bom aumento em suas vendas, em especial, no último quarto trimestre do ano.

Continua após a publicidade

A montadora vendeu 190.068 unidades no ano passado, contra pouco mais de 140.000 em 2023. 2024, apesar de não ter começado bem, terminou com um verdadeiro “boom” nas vendas, com a montadora vendendo mais de 90.000 carros no último trimestre – no trimestre anterior, foram menos de 50.000.

BYD SHARK
Empresas já consolidadas, como a BYD estão com sua sobrevivência garantida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em entrevista dada em março do ano passado à CNA, de Cingapura, Xiaopeng disse que “de 300 startups, apenas 100 sobreviveram”. O CEO ainda acrescentou dizendo que “nos próximos dez anos restarão apenas sete grandes empresas automobilísticas”.

Continua após a publicidade

Seguindo essa lógica, sobram poucas vagas para os sobreviventes desse “mata-mata”. A BYD, maior da China, já tem sua sobrevivência garantida. Ano passado, ela se tornou a líder em vendas do mercado chinês, superando a tradicional SAIC, outra que não deve correr riscos. Mas só o tempo dirá quais preencherão as demais vagas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.