Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Anfavea propõe imposto único de circulação de veículos

Com a medida, montadoras esperam renovação da frota

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 13h31 - Publicado em 14 mar 2014, 14h23
servicos

Uma proposta elaborada pela Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) promete mexer com o mercado automotivo brasileiro. Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, Luiz Moan, presidente da entidade, confirmou que as montadoras desejam alterar a tributação pela propriedade de veículos, substituindo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por um Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores (ICVA).

Com o novo formato, todos os proprietários de veículos (automóveis e comerciais leves) pagariam o mesmo valor anual, sem qualquer distinção relativa ao valor de mercado do modelo ou ao seu ano de fabricação. Moan mencionou que outros países, como a Inglaterra, já adotam modalidade de tributação similar.

Uma vez que tal medida passasse a valer, haveria, de acordo com a Anfavea, um estímulo à renovação da frota, já que os modelos mais antigos passariam a ter uma relação desvantajosa entre seu preço de mercado e o valor pago em ICVA. Carros fabricados há mais de 20 anos seguiriam isentos de tributos.

Seguindo essa linha ou não, o governo federal, segundo informações obtidas pelas próprias montadoras, programa para 2017 uma reformulação do cálculo desse tipo de tributo.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.