Alfa Romeo 33 Stradale recorda o passado com motor biturbo ou elétrico
Inspirado no 33 Stradale de 1967, o esportivo será limitado a 33 unidades e poderá ter até 750 cv no caso da versão elétrica
A Alfa Romeo revelou o aguardado 33 Stradale, seu icônico esportivo que renasce após 56 anos para tornar-se a nova vitrine da marca. Assim como seu antepassado de 1967, ele terá produção limitadíssima: apenas 33 unidades, todas feitas de maneira artesanal e já vendidas desde o ano passado.
Além da exclusividade por poucas unidades, nenhuma delas será igual a outra. Cada um será uma “obra de arte única e irrepetível” e “meticulosamente trabalhado por uma equipe especial”, como diz a própria Alfa Romeo. O carro será feita à mão pelos construtores de carrocerias da Carrozzeria Touring Superleggera.
Além de inúmeras opções de personalização, o 33 Stradale possui um design fortemente inspirado em seu antecessor. Na dianteira, os paralamas são pronunciados e “musculosos”, e emolduram o capô baixo e sem vincos. Os faróis são grandes, baixos e ovalados, tudo como no antecessor, mas respeitando as novas tecnologias. Na ponta, uma pequena abertura dá espaço para a grade reduzida da marca.
De lado, estão presentes o adesivo com o trevo de quatro folhas típico dos Alfa Romeo mais esportivos, além da entrada de ar após as portas que, por sua vez, são do estilo borboleta. Na traseira, o novo também repete as lanternas redondas do antigo.
O 33 Stradale é feito com monocoque inteiro de fibra de carbono, combinado com uma estrutura em H de alumínio e um teto feito da combinação dos dois materiais. Até os caixilhos das janelas são feitos de fibra de carbono, enquanto o vidro traseiro foi substituído por policarbonato.
O interior é oferecido em dois temas: Tributo e Alfa Corse. O primeiro relembra o carro clássico, e o segundo terá um visual mais esportivo. O interior é semelhante a um cockpit, tem aletas de alumínio atrás de um volante desprovido de qualquer botão, já que a Alfa quer que você se concentre no que é realmente importante – dirigir. A cabine usa uma combinação de couro, fibra de carbono, alumínio e Alcantara, mantendo-se fiel ao seu antecessor dos anos 1960.
O coração do carro é o motor V6 biturbo 3.0 capaz de produzir mais de 620 cv de potência, com tração traseira. O novo motor do Stradale é uma pequena evolução do V6 biturbo 2.9 que equipa outros modelos da Alfa, como Giulia e Stelvio Quadrifoglio. O câmbio automático é de oito velocidades e dupla embreagem, da ZF.
Embora o torque não seja mencionado, este motor de seis cilindros desenvolvido pela Alfa possui 61,1 kgfm nos modelos Quadrifoglio, no Giulia GTA/GTAm e no Giulia SWB Zagato. Mas, com a atualização recebida, é provável que o novo modelo deva vir com números mais altos que estes mencionados.
Além do motor a combustão, os proprietários podem escolher uma outra alternativa, elétrica, com mais de 750 cv de potência e autonomia projetada de 450 km no ciclo WLTP. No entanto, até o momento não foram divulgadas outras especificações do Stradale elétrico. Mas, especula-se, terá configuração de três motores.
Independente da versão, o desempenho do novo Alfa Romeo será impressionante. Ambos farão o 0 a 100 km/h em menos de três segundos e terão velocidade máxima de 333 km/h. Novamente, o número 3 se faz presente em quase tudo.
O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, promete que o 33 Stradale não será o último carro especial da marca, e que ainda algumas versões estão para vir com mais tecnologias e personalizações.
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