Acredite: já tentaram fazer um carro chegar ao espaço. E mais de uma vez
Últimos a tentar foram dois finlandeses que usaram dinamite para impulsionar o carro. Antes, programa Top Gear fez seu experimento. Veja os resultados
O dia 30 de maio de 2020 representou uma data histórica para a exploração espacial.
Depois de nove anos, os EUA voltavam a mandar astronautas ao espaço e pela primeira vez uma empresa privada fez um foguete tripulado entrar em órbita.
A nave da empresa SpaceX, do bilionário americano Ellon Musk (que também é dono da Tesla), decolou da Flórida com dois tripulantes da Nasa rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
O evento pode ter servido de inspiração para uma dupla de youtubers finlandeses tentar alçar não um foguete, mas um carro ao espaço.
Para colocar a insana ideia em prática, os apresentadores retiraram motor e transmissão do veículo, deixando-o com cerca de 500 kg de peso.
Depois, escavaram um buraco de 2 metros de profundidade e o encheram com 70 kg de dinamite. Eles acreditavam que a explosão pudesse servir de impulso para o veículo decolar, protegido apenas por uma chapa de metal na traseira.
Bem… É óbvio que o resultado não foi o esperado. Acompanhe no vídeo abaixo (em inglês) a engenhoca dos finlandeses e o momento exato do “lançamento”:
Top Gear já havia tentado a façanha
No ano de 2008, a equipe do programa de televisão britânico Top Gear tentou alçar um Relliant Robin – carrinho inglês de três rodas dos anos 1970 – ao espaço.
Bem mais elaborada, a ideia do trio do programa era lançar um foguete com o carro acoplado. Após uma certa altura, o Robin se desprenderia e pousaria em segurança, como um avião.
A tentativa é considerada até hoje o maior lançamento não comercial de um foguete na história da Europa. Veja o vídeo (em inglês) e confira o resultado final do experimento:
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.