Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

A “Kombi” da Ford tem cara de carro de passeio e vira até escritório

Ford E-Transit Custom tem design pensado para se parecer com um veículo de passeio e será o principal rival da Kombi elétrica na Europa

Por João Vitor Ferreira
8 set 2022, 19h58
Ford E-Transit Custom será lançada em 2023
Ford E-Transit Custom será lançada em 2023 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Volkswagen ID.Buzz, carinhosamente chamada de Kombi elétrica, começará a ser entregue em breve na Europa. Para rivalizar com o modelo e seu grande apelo nostálgico, a Ford prepara uma resposta que busca melhorar o que já vem dando certo.

A nova Ford E-Transit Custom é a versão elétrica do furgão mais vendido do velho continente. Para fisgar os fãs, a Ford Pro, sub-marca de veículos comerciais recém-criada pela montadora americana, aposta em um design inspirado em veículos de passeio.

Continua após a publicidade

Ford E-Trasit frontal

O maior destaque está na dianteira. Diferente do que estamos acostumados a ver em utilitários, a E-Transit Custom tem uma pegada agressiva. Os faróis são horizontais e trazem uma assinatura em LED que se destaca pela barra iluminada que interliga ambos. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Há vincos na parte inferior do para-choque e no capô, que ajudam a dar essa cara de veículo de passeio. A grade também mudou e agora tem um desenho de favo de mel, que segundo a Ford, foi escolhido pois ajuda no aumento da autonomia. A traseira é mais conservadora, porém as lanternas foram escolhidos pensando na aerodinâmica, mais uma forma de maximizar o alcance do furgão.

E-Transit Custom é novo comercial elétrico da Ford
E-Transit Custom é novo comercial elétrico da Ford (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Por falar no alcance, a montadora diz que a bateria de 74 kWh tem capacidade para 380 km de autonomia no ciclo WLTP. Já para os motores, foram confirmadas duas opções: um com 136 cv e um mais potente com 271 cv, ambos com 42,31 kgfm de torque. O motor está integrado ao piso da área de carga e foi girado em 90 graus, a Ford explica que essas medidas foram adotadas para reduzir espaço e peso.

O utilitário suporta carregamentos de até 125 kWh e, segundo a Ford, leva somente 41 minutos para ir de 15% a 100% de carga. Como cortesia, os compradores terão acesso gratuito por um ano a toda rede de carregamento Blue Oval Charging Network, que conta com mais de 300.000 carregadores espalhados pelo continente europeu.

Continua após a publicidade

E-Trasit Custom visão de cima com congig de 5 lugares

Com esse conjunto, o furgão pode rebocar até duas toneladas e tem mais 1.100 kg de carga útil. No compartimento será possível carregar objetos de até 3,45 m e o modelo estará disponível em versões de cabine dupla, com entre-eixos curto e longo e com teto alto ou baixo. 

Ford E-Transit
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Um fato interessante é que o E-Transit Custom é o primeiro EV a usar uma bomba de calor com injeção de vapor. Ela serve para aquecer ou resfriar a cabine e, assim como a bateria, pode ter sua temperatura controlada antes mesmo de entrar no veículo. Mais uma estratégia que ajuda a poupar energia para atingir o alcance máximo.

Ford E-Trasit frontal

Para o interior, a Ford pensou em algo para conquistar aqueles que irão trabalhar diariamente com o modelo. Além das tomadas de 2,3 kW na cabine e no compartimento de carga, que servem para ligar qualquer tipo eletrônico, o E-Transit também traz como opcional o pacote Mobile Office, que adiciona um volante basculante, que serve também como apoio para notebook, uma iluminação interna em LED e uma mesinha de tampo plano, que pode ser usada tanto para refeições, como para escrita.

Interior E-Trasit Custom escritório
Interior pode virar um escritório sobre rodas com o pacote opcional Mobile Office (Divulgação/Ford)

A E-Transit Custom é o primeiro de quatro novos veículos que a Ford Pro se propôs a construir até 2024, os outros serão Transit Courier, Tourneo Custom e Tourneo Courier. O utilitário começará a ser produzido no final de 2023, na Turquia, e a sua venda está prevista para começar só em 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.