Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A evolução do Audi A3 em seus 20 anos de vida

Compacto da Audi foi lançado em 1996 e fez escola. Relembre as diferenças entre as gerações

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 dez 2016, 19h13 - Publicado em 5 dez 2016, 17h42
Audi A3, Audi A3 Sportback
Da esquerda para a direita: 3ª geração, 1ª geração e 2ª gera˜ao (Divulgação)

O A3 é um marco na história da Audi. Lançado numa época em que as marcas de luxo pouco olhavam para segmentos de carros compactos, o modelo completa 20 anos em 2016. Foram três gerações lançadas neste período em mais de 100 países, inclusive no Brasil, onde o modelo foi produzido em duas ocasiões – de 1999 a 2004 e desde 2015.

Baseado na plataforma da quarta geração do VW Golf, o A3 foi revelado ao mundo no Salão de Paris de 1996, inicialmente lançado apenas na carroceria de duas portas, três versões de acabamento e quatro opções de motorização (entre gasolina e diesel).

Audi A3 (gerações) 2
Primeira geração (carro amarelo) foi fabricada no Brasil entre 1999 e 2006 (divulgação/Quatro Rodas)

Segundo modelo da Audi a adotar a tecnologia de cinco válvulas por cilindro, o A3 ganhou a esperada carroceria de quatro portas em 1999, mesmo ano em que começou a ser produzido no Brasil, na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). O hatch tinha três opções de motorização: 1.6 (de 101 cv, o mesmo utilizado no Polo) e três variações do 1.8 (aspirado com 125 cv e turbo com 150 cv e 180 cv, esta última lançada em 2001).

Perfil – gerações do Audi A3
Linhas esportivas aproximam as três gerações do A3 (divulgação/)
Três gerações do Audi A3
A carroceria Sportback surgiu apenas a partir da segunda geração (divulgação)

Leves atualizações de estilo foram adotadas em 2000, juntamente com a introdução do câmbio manual no motor de 180 cv. No mesmo ano era lançado o esportivo S3, com para-lamas alargados, carroceria duas portas e duas variações do motor 1.8 turbo com 210 cv e 225 cv.

Em 2003 chegava a segunda geração do A3. Aproveitando a plataforma do Golf V, o modelo trazia suspensão traseira multilink, transmissão automatizada de dupla embreagem S-Tronic e novos motores com injeção direta, como o 2.0 FSI de 200 cv e o 3.2 V6 de 250 cv. No ano seguinte estreava a versão de quatro portas, batizada de A3 Sportback.

Enquanto isso, no Brasil, a Audi atrasou o lançamento do modelo em três anos. Juntamente com sua chegada, a marca anunciou o fim da produção do antigo modelo, alegando altos custos de produção para fabricar seu sucessor no mercado brasileiro.

Audi A3 (primeira geração) – interior
Acabamento com cores vibrantes não foi adotado na primeira geração produzida no Brasil (divulgação/Quatro Rodas)
Audi A3 Sportback (2003) – interior
Mais elegante, segunda geração do A3 tinha interior inspirado no TT (divulgação)
Audi A3 (terceira geração) – interior
Geração atual do A3 é a terceira; interior é mais esportivo do que antes (divulgação)

O RS 3 estreou em 2011, com um motor 2.5 de cinco cilindros em linha e 340 cv. Um ano depois, a Audi apresentava a terceira geração do A3. Construído sob a plataforma modular MQB (aproveitada em vários modelos do Grupo VW), o carro ganhou requinte e equipamentos antes restritos a categorias superiores, como piloto automático adaptativo.

De 2013 em diante, são lançadas as versões Sportback, conversível e sedã. Este último, aliás, começa a ser fabricado em 2015 no mesmo complexo paranaense responsável pela produção do primeiro A3. De lá o modelo sai apenas na carroceria de três-volumes, com duas versões de acabamento (Ambiente e Ambition) e duas opções de motorização: 1.4 TFSI Flex (de até 150 cv) e 2.0 TFSI movido a gasolina (220 cv).

Audi A3 Sedan
Desde 2015 a Audi fabrica o A3 Sedan no país (divulgação/)

Além das versões convencionais, atualmente a linha A3 ainda é formada pelos modelos Cabriolet, S3 (Sportback e Sedan, com motor 2.0 TFSI de 286 cv) e RS3 Sportback (2.5 TFSI de 367 cv). Na Europa há também versões movidas a eletricidade (e-tron).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.