O Inmetro incluiu em 2014 o Isofix na certificação de cadeirinhas automotivas para o transporte de crianças. Desde então, a oferta desse tipo de produto foi ampliada, estimulando as fábricas a oferecer carros nacionais compatíveis. Antes de comprar, veja o que você precisa saber.
O que é Isofix?
É um sistema de fixação padronizado para cadeirinhas infantis. O assento é preso ao carro por ganchos soldados na carroceria, em vez de usar o cinto.
O que devo verificar antes de comprar uma cadeirinha com Isofix?
Veja se seu carro tem os ganchos do Isofix, entre o encosto e o assento do banco traseiro. Depois, confira se o veículo possui uma alça metálica superior, chamada top-tether, localizada atrás do encosto de cabeça ou nas costas do banco.
tt-top-thether-connettori-lato-2-tif.jpeg
Posso fazer a compra fora do país?
Sim. Se for na Europa, o padrão é o Isofix. Nos Estados Unidos, será o Latch. São compatíveis entre si na maioria dos casos.
Como verifico a compatibilidade?
Se seu carro tiver o top-tether (o gancho superior), a Latch servirá. Sem esse gancho, será necessário uma cadeirinha com um suporte inferior, que vai apoiado no assoalho. Esse tipo de cadeirinha é vendido na Europa, com uma base ajustável que substitui o gancho superior, mas é cada vez menos comum.
Devo usar o cinto comum e o Isofix?
Não é necessário, embora seja possível em alguns modelos, como alguns bebês-conforto. Dependendo do formato do assento, pode até atrapalhar, pois irá desnivelar a base do assento.
2149-silla-auto-jane-exo-abbys10.jpeg
Qual a diferença entre Isofix e Latch?
Nas Isofix, a cadeirinha é fixada à carroceria por dois terminais rígidos de ancoragem. Um terceiro ponto é preso na parte superior (top-tether) ou no assoalho, Nas Latch, o padrão americano usa ganchos presos por tirantes flexíveis. São necessários três pontos de ancoragem, então o veículo precisa ter o top-tether.
Qual é melhor: Isofix ou Latch?
A certificação Isofix é mais rigorosa, pois inclui testes de colisão traseira e de capotagem. Nas cadeirinhas Latch, é necessário prender as travas de fixação nos ganchos do carro e ajustar uma fivela para eliminar a folga das cintas. Com o Isofix, essa etapa é desnecessária, pois os ganchos são rígidos. Mas ambos são mais seguros que a fixação pelo cinto comum.