2016: um ano eletrizante no Brasil
Em 2016, o Brasil deve ser invadido por modelos híbridos e elétricos que as fábricas trarão de olho na insenção de impostos e na eficiência energética
Híbridos e elétricos estarão em alta em 2016. Além do alívio na cobrança do imposto de importação, anunciado em outubro de 2015, outros estímulos estão a caminho, para esse tipo de veículo. Ainda na área fiscal, são esperados incentivos para a nacionalização de componentes básicos como baterias e motores elétricos. Há o interesse das fábricas em aproveitar não apenas as novas oportunidades de negócio, mas também a necessidade de melhorar a eficiência energética da linha, uma exigência do governo brasileiro.
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Os modelos híbridos terão preferência sobre os puramente elétricos porque eles não dependem tanto da infraestrutura dos pontos de energia para abastecer. Além das marcas mencionadas aqui, outras, como Porsche, BMW e Audi, também planejam ampliar sua oferta desse tipo de veículo.
Toyota
A nova geração do Prius, lançada em outubro no Japão, deve chegar por aqui no segundo semestre de 2016. Mas o novo híbrido deverá ter produção nacional em 2018. E nós já andamos nele.
Volkswagen
A Volks está testando o híbrido Golf GTE com o objetivo de vendê-lo em nosso mercado. Mas essa não deve ser a única novidade que a marca prepara para o Brasil. A outra seria o e-Up!, a versão elétrica do hatch compacto.
Nissan
Em 2013, a montadora assinou um protocolo de intenções com o governo de Rio para a produção do elétrico Leaf, no país. Com o anúncio da redução do imposto de importação, porém, a empresa anunciou que já é certo que ela fará o modelo aqui a partir de 2017. Inicialmente, o carro será montado a partir de peças importadas (CKD).
Fiat
A empresa é parceira da Itaipu Binacional para o desenvolvimento de carros elétricos. Além de Palio e Weekend nacionais, neste momento, ela avalia também três unidades do 500e fabricado no México. Mas o carro que deve chegar ao mercado será um Punto híbrido, que a empresa testa sem parcerias, em Betim (MG).
Mercedes
Fora do mercado por conta do dólar valorizado, o Smart ForTwo deve voltar ao país na versão elétrica, já na nova geração lançada em 2014, graças à redução do imposto de importação. Mas a Mercedes, dona da marca, também está de olho em outros segmentos. Na Alemanha, ela dispõe de toda sua linha em versões híbridas. O mais cotado para vir para o Brasil é o C 350 Plug-in Hybrid.
BYD
A chinesa roda no Brasil com o hatch e6, mas o sedã Qin (foto) é o que deve vir. Ele poderá ser oferecido pelo sistema compartilhado, como já existe em Paris e Amsterdã, segundo o interesse já manifestado por cidades brasileiras como Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Hyundai
A coreana tem a versão híbrida do sedã Sonata, que seria um rival na medida certa para o Ford Fusion, assim como para o Honda Accord Hybrid, que também está para chegar. Mas a marca tem outra carta na manga. Trata-se do Hyundai i-oniq, um hatch projetado para brigar com o Toyota Prius. Ele será lançado em 2016, na Coreia, e chegaria aqui um ano depois, mesmo tempo que a BMW precisou para lançar por aqui o elétrico i3.