Várias montadoras não se limitam apenas a fabricar automóveis e caminhões. Algumas já venderam (e ainda comercializam) aviões , videogames, eletrodomésticos e até moedores de pimenta. Veja a seguir alguns exemplos inusitados:
Avião BMW
Quem disse que os BMW voam baixo? Já em 1919, um avião equipado com motores BMW estabeleceu o recorde mundial de altura: nada menos que 9760 metros. Em 1943 decolava o primeiro jato equipado com turbina BMW.
Um Porsche para andar na terra – bem anterior ao Cayenne. Tem um trator a diesel desse, dos anos 50, na cidade de Orlândia, São Paulo. O currículo da Porsche ainda inclui jipes militares e um helicóptero com jeito de ultraleve.
Videogame Ford
Henry Ford tinha fixação por soja, a ponto de fazer camisas com a fibra vegetal. Nao deu certo. Já a divisão de eletroeletrônicos cresceu e, por aqui, fabricou nosso primeiro videogame – o Telejogo, de 1977. Os jogos: futebol, tênis e paredão.
Máquina de costura Toyota
O anúncio diz que a Toyota ensaiou princípios do desenho de carros nas máquinas de costura. Se é que é verdade, a julgar pelas linhas, só podem estar falando do quadrado jipe Bandeirante.
Trem Fiat
Um trem bão da Fiat que não nasceu em Minas. A Littorina 1934 pertencia a uma família de bondes urbanos, trens, ônibus e ônibus elétricos. A Fiat tem encolhido ultimamente, mas já fabricou motores para navio e aviões de caça.
Lápis Mitsubishi
Poucas empresas atuam em áreas tão distintas como a Mitsubishi. Além de televisores, aviões de carreira (alguns da própria fábrica) e satélites, a empresa fabrica lápis. A divisão Mitsubishi Pencil Company fabrica lápis, canetas (vendidas com a marca uni-ball) e lápis de cor.
Engrenagem Citroën
André Citroën viu na Polônia uma engrenagem de madeira com dentes em “V”, achou uma boa idéia e comprou a patente. Nascia a Citroën, uma fábrica de engrenagens. Os carros só vieram 18 anos depois, em 1919.
Navio Hyundai
Os coreanos da Hyundai fazem coisa bem maior que a van H-100. Os colegas da Daewoo também fazem navios. A concentração de tarefas era o jeito das empresas asiáticas para sobreviver à concorrência estrangeira.
Moedor Peugeot
Em 1793, a Peugeot fazia serras – o leão é símbolo por ter dentes afiados. Depois vieram outros produtos curiosos: guarda-chuva, anágua, churrasqueira, patins, espingardas e o primeiro robô doméstico: o Peugimix, de 1960.
Motocicletas DKW
Por aqui ficaram famosos os fumacentos DKW Belcar, Vemaguet e Candango, o sedã, a perua e o jipe, respectivamente. Mas a marca começou fazendo um motor para bicicleta e chegou a ser o maior fabricante de motocicletas na década de 30.