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10 carros aleatórios que usaram o motor Fire ao redor do mundo

Ao longo de 40 anos, o motor Fire deu vida a carros simples e esportivos de diversas marcas, entregando desde 34 cv a 190 cv

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 jan 2025, 10h44 - Publicado em 18 jan 2025, 10h42
Alfa Romeo Giulietta
Alfa Romeo Giulietta 2010 (Divulgação/Alfa Romeo)
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Foram 40 anos de história e 25 anos de Brasil. O motor Fire teve grande importância na história da Fiat e de todas as marcas agregadas aos diversos grupos à qual fez parte nas últimas décadas. Para mostrar que foi muito mais que um simples motor 1.0 ou 1.4, separamos alguns carros da Europa, Ásia e América do Norte que receberam alguma versão do motor Fire.

Alfa Romeo Giulietta

O hatch médio da Alfa Romeo saiu de linha em 2020, teve tempo suficiente para usar tanto o motor 1.4 T-Jet em versões de 105 e 120 cv, quanto o 1.4 Multiair Turbo com 150 ou 170 cv. Todos eles são da família Fire.

Ford Ka 2008
Ford Ka 2008 (Divulgação/Ford)

Ford Ka

Esta geração do Ford Ka passou longe do Brasil, ficou só na Europa. Feito em parceria com a Fiat, usava a plataforma do 500 e tinha o mesmo quadro de instrumentos do nosso Palio. Um dos seus motores era um 1.2 Fire de 69 cv.

Fiat 124 Spider
Fiat 124 Spider (Divulgação/Fiat)

Fiat 124 Spider

O Fiat 124 Spider ter sido equipado com várias versões do motor 1.4 16V Multijet Turbo com versões entre 140 e 170 cv representa, na verdade, um Mazda com motor Fire. Este carro é um Mazda MX-5 da Fiat e, inclusive, era fabricado no Japão. Durou até 2020.

Tata Indica
Tata Indica (Tata/Divulgação)
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Tata Indica

Qualquer semelhança com a lateral do Palio é mera coincidência. Esse hatch compacto indiano foi lançado em 1998 e a partir de 2008 passou a ser equipado com o motor 1.2 “Safire”, como a Tata identificou o motor 1.2 Fire de 71 cv. Ainda recebeu um 1.4 Fire (90 cv) e um 1.3 Multijet, também da Fiat.

Fiat Tipo 1988
Fiat Tipo 1988 (Divulgação/Fiat)

Fiat Tipo

Ok, esta geração do Fiat Tipo chegou a ser vendida e fabricada no Brasil, mas não teve motores menores que os 1.6. Na Europa, havia versões mais baratas que utilizaram o motor 1.1 Fire com modestos 57 cv desde o lançamento, em 1988.

Autobianchi Y10
Autobianchi Y10 (Autobianchi/Divulgação)

Autobianchi Y10

Não conhece a marca? A Autobianchi é italiana é foi criada pelas empresas Bianchi, Pirelli e Fiat em 1955. É uma história legal de uma marca que só fez carros pequenos e baratos. Um deles foi o Autobianchi Y10, o primeiro carro a receber o motor Fire (um 1.0 de 54 cv) lá em 1985 e que também foi vendido como Lancia Y10 – o antepassado do Lancia Y.

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Dodge Dart 2013
Dodge Dart 2013 (Divulgação/Dodge)

Dodge Dart

Pouca gente levou a sério a reencarnação do Dodge Dart como um projeto derivado do Fiat Viaggio chinês e com plataforma do Giulietta. Foi um dos piores investimentos dos tempos da FCA. Mas usou o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 162 cv. Foi fabricado entre 2012 e 2016.

Jeep Cherokee 2016
Jeep Cherokee 2016 (Divulgação/Jeep)

Jeep Compass

Sim, o Jeep Compass é um velho conhecido nosso. Contudo, enquanto no Brasil ele usava o motor 2.0 Tigershark aspirado com até 166 cv com álcool, na Europa o motor equivalente era o 1.4 16V Multiair Turbo que entregava 166 cv com gasolina. 

Fiat Tipo 2015
Fiat Tipo 2015 (Divulgação/Fiat)
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Fiat Tipo SW (segunda geração)

Esta geração do Fiat Tipo é fabricada na Turquia desde 2015 e ainda tem versões hatch e sedã. Ao longo destes quase 10 anos, já usou o 1.4 16V com 96 cv e o 1.4 T-Jet de 120 cv, hoje substituídos pelo 1.0 Firefly (híbrido leve, inclusive) e pelo 1.5 Firefly híbrido leve 48V.  Usa a mesma plataforma de Renegade, Compass e Toro. 

Lancia Delta 2008
Lancia Delta 2008 (Divulgação/Chrysler)

Lancia Delta

Lançada em 2008, esta última geração do Lancia Delta é como se fosse uma versão maior e mais sofisticada do Fiat Bravo. Usou o motor 1.4 T-Jet de 120 cv e ainda foi vendido como Chrysler Delta no Reino Unido e na Irlanda.

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