Custos | preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
---|---|
Confiança na marca | ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede | ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo | ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho | rapidez no arranque |
Segurança | estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade | facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto | acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção | durabilidade / resistência das peças |
Os Eleitos 2017: Honda Civic, o Grande Campeão em satisfação
Além de empatar com o Fit em quatro títulos, o Civic faz com que a Honda se isole ainda mais como a maior campeã em Os Eleitos com oito vitórias
Levantar a taça não é novidade para o Civic. O quarto título do sedã como o Grande Campeão (quebra um jejum de três anos da Honda sem essa conquista) faz o Civic se igualar ao Fit, dono de quatro títulos seguidos entre 2004 e 2007.
Agora a Honda acumula oito vitórias em 17 edições. A vitória deste ano, porém, só veio após uma briga ferrenha com o Chevrolet Cruze na categoria dos sedãs médios.
Os sedãs não se saíram bem à toa: ambos foram renovados em 2016 e tiveram desempenhos parecidos na pesquisa deste ano. Deu Civic, por uma diferença de apenas 0,1 ponto (101,2 x 101,1).
– Clique aqui para conferir os vencedores de todas as categorias da pesquisa Os Eleitos 2017
O modelo trouxe de volta a ousadia perdida na geração anterior. Além do design, o Civic ganhou um inédito motor 1.5 turbo de 173 cv, exclusividade da nova versão Touring.
Abaixo dela ainda há as versões Sport, EX e EXL, todas equipadas com o motor 2.0 flex de 155 cv. Sua décima geração ficou 10 cm mais longa, 4 cm mais larga e ganhou 3 cm a mais de distância entre-eixos.
Isso explica as ótimas notas em espaço do porta-malas (108,4) e espaço interno (108,1), as maiores entre todos os critérios. Dos 23 quesitos analisados, o Civic teve as melhores notas em 11 e superou as expectativas em 13 deles.
Velocidade de arranque (107,1) e acesso aos comandos (105,4) renderam os maiores elogios. As poucas críticas recaíram sobre os custos, como preço de compra (88,4) e os valores das peças (93,9). Ser dono de Civic é uma alegria só. Mas não é barato.
Confortável, prazeroso de dirigir e lindo. É um carro excelente em todos os aspectos.
Emerson Dornelles, Santa Maria (RS)
Ranking Geral – Os Eleitos 2017
1º | Honda Civic | 101,2 | 16º | Chevrolet S10 | 96,8 | |
2º | Chevrolet Cruze | 101,1 | – | Honda City | 96,8 | |
3º | Nissan Kicks | 100,8 | 18º | Ford Ka | 96,0 | |
– | Hyundai Creta | 100,8 | 19º | Nissan March | 95,4 | |
5º | Jeep Compass | 100,6 | – | Fiat Toro | 95,4 | |
6º | Nissan Versa | 100,1 | – | Honda Fit | 95,4 | |
7º | Volkswagen Up! | 100,0 | – | Hyundai HB20 | 95,4 | |
– | Peugeot 208 | 100,0 | 23º | Hyundai HB20S | 95,0 | |
9º | Toyota Etios hatch | 99,0 | 24º | Ford Fiesta | 94,9 | |
10º | Toyota Etios sedã | 98,9 | 25º | Renault Sandero | 94,7 | |
11º | Toyota Corolla | 98,8 | 26º | VW Fox / CrossFox | 94,6 | |
12º | Honda HR-V | 97,7 | 27º | Chevrolet Prisma | 93,2 | |
13º | Jeep Renegade | 97,4 | 28º | Chevrolet Onix | 92,5 | |
14º | Toyota Hilux | 97,2 | 29º | VW Saveiro | 91,8 | |
15º | Chevrolet Cobalt | 97,0 | 30º | Fiat Strada | 91,3 | |
31º | Chevrolet Spin | 90,9 |
Retrospectiva dos campeões:
- 2001 – Renault Scénic
- 2002 – Renault Clio Sedan
- 2003 – Renault Clio Hatch
- 2004 – Honda Fit
- 2005 – Honda Fit
- 2006 – Honda Fit
- 2007 – Honda Fit
- 2008 – Honda Civic
- 2009 – Toyota Corolla
- 2010 – Honda Civic
- 2011 – Hyundai i30
- 2012 – Fiat 500
- 2013 – Chevrolet Cruze Sport6 e Honda Civic
- 2014 – Ford Fiesta e VW Golf
- 2015 – Toyota Etios Sedan
- 2016 – VW Golf
- 2017 – Honda Civic
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
- Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
- Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
- Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
- Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice: