OS ELEITOS 2016: SUVS e PERUAS
Honda HR-V e Jeep Renegade estreiam na pesquisa já nas primeiras colocações em sua categoria
O segmento dos SUV permanece em festa. Entre os compactos, a agitação está até mais alta, com lançamentos programados até 2017. Não por menos, três estreantes em Os Eleitos tomaram os lugares mais altos do pódio.
LEIA MAIS:
>> Os Eleitos 2016: Picapes leves
>> Os Eleitos 2016: Assistência técnica
>> Os Eleitos 2016: Posto de combustível e lubrificante
A Hyundai, que no ano passado emplacou ix35 e Tucson, nem apareceu na foto. Duster perdeu duas posições e EcoSport manteve-se em quarto.No camarote da Honda, o HR-V é a estrela da vez. Os proprietários são quase fãs. Ele não ficou em último em nenhum critério de avaliação. Todo mundo está feliz com o design (102), capacidade de arranque (98,4), estabilidade (98,3) e consumo rodoviário (98,3). Entre as menores notas estão o preço de compra (88,8) e o nível de ruído (89,6) – reclamação compartilhada com o Fit.
| Confiança na marca |
| Consumo |
| Espaço interno |
| Preço de compra |
| Nível de ruído |
“Um carro moderno, econômico e com belo design, além de ser de uma marca confiável.” Athos Ribeiro do Santos, 65, São José dos Campos (SP)
2º Jeep Renegade – 96,9
O jipinho está de parabéns: estreou em Os Eleitos com o segundo lugar, a apenas 0,2 ponto do HR-V. Elogios ao design (101,2), acesso aos comandos (101,6), à modernidade do projeto (98,9) e ao espaço interno (100,4). Mas a maior crítica foi para o porta-malas (83,1). Capacidade de ultrapassagem (92,1) e arranque (92,7) foram as piores notas do segmento e o consumo urbano (84,1) foi mal avaliado.
3º Chevrolet Tracker – 95,0
O Tracker não é novidade, nem o mais vendido entre os SUVs. Mas a versão LT aumentou sua presença nas ruas, o que o classificou a esta edição da pesquisa. Os proprietários não o amam, mas não têm críticas ferrenhas: apreciam o design (100), o acesso aos comandos (97,7) e a oferta de itens de segurança (97,4). Mas não curtem o preço das peças (86,3) e o consumo urbano (87,6).
4º Ford EcoSport – 94,7
No ano passado, o Eco ficou na lanterna do grupo e também na do ranking geral. Agora demonstra uma substancial reação (subiu 4,6 pontos), mas foi o suficiente apenas para permanecer no quarto lugar. Ele não foi o melhor em nenhum critério e só conseguiu um 100,5 em design. Os clientes apreciam o projeto moderno (98,7), mas não confiam no fabricante – a nota em confiabilidade foi (89,3).
5º Renault Duster – 93,8
De uma vitória em 2014 (com 97,5 pontos) à rabeira do segmento, os elogios se transformaram em alertas vermelhos: o Duster recebeu a pior avaliação em dez quesitos. Tirou 84,1 em preço das peças e 86,6 em acabamento interno. O preço alto fica ainda mais crítico com a nota baixa em durabilidade (88,3). Mas o Renault é o campeão da categoria em espaço interno (100,9) e porta-malas (103,9).
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro