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Os melhores carros de 7 lugares até R$ 200.000 para comprar em 2025

Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 ago 2025, 21h12 - Publicado em 10 ago 2025, 17h41
Tiggo8
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.

É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.

Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.

Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.

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Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter  imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.

Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.

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Como ler este guia

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.

SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

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EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).

REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.

Categoria carros de 7 lugares até R$ 200.000

1º – Caoa Chery Tiggo 8 Pro   R$ 199.990 

Tiggo8
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sim, este é o mais caro entre os carros de sete lugares abaixo de R$ 200.000. O que trouxe o Tiggo 8 Pro até aqui, na verdade, é ter preço e conteúdo que o fazem ser competitivo até mesmo entre os SUVs de cinco lugares – é mais barato que um Honda HR-V Touring, por exemplo –, mas tem dois lugares extras e é bem equipado.

Vem com piloto automático adaptativo, duas telas de 12,3”, ar automático bizona, teto panorâmico, porta-malas com abertura elétrica e bancos dianteiros elétricos. Seu motor 1.6 turbo gera 187 cv. Pelo que entrega, traz preço muito convidativo até para quem não precisa de sete lugares. Contudo, esteja atento ao preço das peças.

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BOLSA DE VALORES Peças Revisões
Desvalorização -3,2%
Seguro R$ 2.797
Rede 125
Equipamentos ESP, AB6, MUL, EST, ADAS, AUT, EST, ACC
Amortecedores dianteiros R$ 2.594
Pastilhas de freio R$ 897
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 8.830
Para-choque dianteiro R$ 3.325
Retrovisor esquerdo R$ 4.034
Total R$ 19.680
10.000 km R$ 577
20.000 km R$ 907
30.000 km R$ 692
40.000 km R$ 907
50.000 km R$ 577
60.000 km R$ 2.600
Total R$ 6.260

2º – Citroën C3 Aircross 7 Shine   R$ 145.990 

citroen c3 Aircross
Citroën C3 Aircross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Escolha racional: há versões mais baratas do Citroën C3 Aircross, mas mesmo esta mais completa tem acabamento simples e lista de equipamentos limitada, com quatro airbags, ar digital e quadro de instrumentos digital. É mais espaçoso que uma Spin e também mais rápido, graças ao motor 1.0 turbo de 130 cv e ao câmbio CVT.

BOLSA DE VALORES Peças Revisões
Desvalorização -2,15%
Seguro R$ 2.110
Rede 182
Equipamentos ESP, MUL, AB4, EST, AUT
Amortecedores dianteiros R$ 2.112
Pastilhas de freio R$ 994
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 2.184
Para-choque dianteiro R$ 2.292
Retrovisor esquerdo R$ 812
Total R$ 8.394
10.000 km R$ 684
20.000 km R$ 824
30.000 km R$ 905
40.000 km R$ 824
50.000 km R$ 684
60.000 km R$ 1.773
Total R$ 5.694

– Chevrolet Spin LTZ 7    R$ 150.090 

Chevrolet Spin 2026
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esta é a versão mais barata com sete lugares. Também  é a mais em conta com piloto automático, ar digital, saída de ar traseira, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular e sensores de estacionamento traseiro. A GM poderia ser mais generosa, porque custa caro e ainda mantém o velho motor 1.8 aspirado com só 111 cv e 17,7 kgfm.

BOLSA DE VALORES Peças Revisões
Desvalorização -2,8%
Seguro R$ 2.315
Rede 600
Equipamentos ESP, AB6, MUL, EST, ADAS, AUT, EST, ACC
Amortecedores dianteiros R$ 2.451
Pastilhas de freio R$ 1.318
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 7.146
Para-choque dianteiro R$ 944
Retrovisor esquerdo R$ 2.036
Total R$ 13.895
10.000 km R$ 388
20.000 km R$ 860
30.000 km R$ 864
40.000 km R$ 828
50.000 km R$ 632
60.000 km R$ 2.020
Total R$ 5.692

 

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