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Última Semana: Revista em casa por 9,90

Os melhores carros de 7 lugares até R$ 200.000 para comprar em 2025

Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 ago 2025, 17h41 • Atualizado em 22 ago 2025, 21h12
Tiggo8
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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  • Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.

    É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.

    Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.

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    Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.

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    Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter  imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.

    Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.

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    Como ler este guia

    PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.

    DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.

    SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

    PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

    REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

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    EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).

    REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.

    Categoria carros de 7 lugares até R$ 200.000

    1º – Caoa Chery Tiggo 8 Pro   R$ 199.990 

    Tiggo8
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Sim, este é o mais caro entre os carros de sete lugares abaixo de R$ 200.000. O que trouxe o Tiggo 8 Pro até aqui, na verdade, é ter preço e conteúdo que o fazem ser competitivo até mesmo entre os SUVs de cinco lugares – é mais barato que um Honda HR-V Touring, por exemplo –, mas tem dois lugares extras e é bem equipado.

    Vem com piloto automático adaptativo, duas telas de 12,3”, ar automático bizona, teto panorâmico, porta-malas com abertura elétrica e bancos dianteiros elétricos. Seu motor 1.6 turbo gera 187 cv. Pelo que entrega, traz preço muito convidativo até para quem não precisa de sete lugares. Contudo, esteja atento ao preço das peças.

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    BOLSA DE VALORES Peças Revisões
    Desvalorização -3,2%
    Seguro R$ 2.797
    Rede 125
    Equipamentos ESP, AB6, MUL, EST, ADAS, AUT, EST, ACC
    Amortecedores dianteiros R$ 2.594
    Pastilhas de freio R$ 897
    Kit de embreagem –
    Farol esquerdo R$ 8.830
    Para-choque dianteiro R$ 3.325
    Retrovisor esquerdo R$ 4.034
    Total R$ 19.680
    10.000 km R$ 577
    20.000 km R$ 907
    30.000 km R$ 692
    40.000 km R$ 907
    50.000 km R$ 577
    60.000 km R$ 2.600
    Total R$ 6.260

    2º – Citroën C3 Aircross 7 Shine   R$ 145.990 

    citroen c3 Aircross
    Citroën C3 Aircross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Escolha racional: há versões mais baratas do Citroën C3 Aircross, mas mesmo esta mais completa tem acabamento simples e lista de equipamentos limitada, com quatro airbags, ar digital e quadro de instrumentos digital. É mais espaçoso que uma Spin e também mais rápido, graças ao motor 1.0 turbo de 130 cv e ao câmbio CVT.

    BOLSA DE VALORES Peças Revisões
    Desvalorização -2,15%
    Seguro R$ 2.110
    Rede 182
    Equipamentos ESP, MUL, AB4, EST, AUT
    Amortecedores dianteiros R$ 2.112
    Pastilhas de freio R$ 994
    Kit de embreagem –
    Farol esquerdo R$ 2.184
    Para-choque dianteiro R$ 2.292
    Retrovisor esquerdo R$ 812
    Total R$ 8.394
    10.000 km R$ 684
    20.000 km R$ 824
    30.000 km R$ 905
    40.000 km R$ 824
    50.000 km R$ 684
    60.000 km R$ 1.773
    Total R$ 5.694

    – Chevrolet Spin LTZ 7    R$ 150.090 

    Chevrolet Spin 2026
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Esta é a versão mais barata com sete lugares. Também  é a mais em conta com piloto automático, ar digital, saída de ar traseira, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular e sensores de estacionamento traseiro. A GM poderia ser mais generosa, porque custa caro e ainda mantém o velho motor 1.8 aspirado com só 111 cv e 17,7 kgfm.

    BOLSA DE VALORES Peças Revisões
    Desvalorização -2,8%
    Seguro R$ 2.315
    Rede 600
    Equipamentos ESP, AB6, MUL, EST, ADAS, AUT, EST, ACC
    Amortecedores dianteiros R$ 2.451
    Pastilhas de freio R$ 1.318
    Kit de embreagem –
    Farol esquerdo R$ 7.146
    Para-choque dianteiro R$ 944
    Retrovisor esquerdo R$ 2.036
    Total R$ 13.895
    10.000 km R$ 388
    20.000 km R$ 860
    30.000 km R$ 864
    40.000 km R$ 828
    50.000 km R$ 632
    60.000 km R$ 2.020
    Total R$ 5.692

     

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