Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Dodge Durango Limited

Com seu DNA americano, modelo leva a família com conforto de sobra na estrada e na cidade, mas cobra alto por isso

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h27 - Publicado em 22 abr 2015, 13h21
testes

Não é preciso pensar muito para descobrir onde o Durango é fabricado. Grandalhão e confortável, ele segue a escola dos SUVs americanos. Isso significa espaço de sobra para até sete pessoas e uma extensa lista de mordomias, como leitor de discos Blu-Ray e entradas para conectar dispositivos de áudio e vídeo. Dá para transformar o interior em uma sala de jogos para as crianças, tanto pela versatilidade dos bancos (a Dodge diz que são 50 as opções de combinação) quanto pelo par de telas de 9 polegadas instaladas atrás dos bancos dianteiros, um alívio e tanto em viagens longas.

dodge-durango-2.jpeg

A estrada é o habitat natural deste SUV. O motor 3.6 V6 Pentastar casa bem com a nova transmissão de oito velocidades (controlada por um seletor de marchas semelhante ao do Range Rover Evoque), substituindo a antiga (e criticada) caixa automática de cinco marchas.

668-durango-02.jpeg

Outro ponto forte é a calibragem da suspensão, acertada para diminuir a inclinação da carroceria nas curvas mesmo com o veículo cheio – ao contrário da maioria dos carros feitos nos EUA, tradicionalmente mais moles, pensando no conforto. Até o porte abrutalhado joga a favor do Durango, já que a maioria dos motoristas abre caminho assim que vê o SUV crescendo no retrovisor.

Continua após a publicidade
dodge-durango-3.jpeg

Apesar da predileção por rodovias, dirigir o Durango na cidade não é uma tarefa tão desafiadora quanto outros utilitários esportivos. O mérito vai para a capacidade de esterço da direção elétrica, facilitando as manobras em locais apertados. Só é preciso ter paciência para achar uma vaga grande o suficiente para seus 5,11 metros. Externamente, o carro ganhou leds nos faróis e lanternas, criando um controverso efeito visual na traseira, principalmente à noite. Alguns podem até não gostar, mas na redação todo mundo aprovou.

668-durango-05.jpeg

Diferentemente do seu antecessor, que era vendido nas versões City e Citadel, o utilitário esportivo agora é importado apenas na configuração Limited. A lista de equipamentos é bastante generosa, incluindo ar-condicionado digital com três áreas de temperatura, bancos de couro com regulagens elétricas e memorização de posições para o condutor, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e painel de instrumentos configurável com tela de 7 polegadas. Algumas soluções, no entanto, exigem tempo para se acostumar, como os controles de som atrás do volante, que podem ser facilmente confundidos com as borboletas para trocas de marcha sequenciais. O acesso à terceira fileira de bancos poderia ser melhor, embora dificilmente dois adultos conseguirão permanecer por muito tempo em um espaço adequado apenas para crianças.

Continua após a publicidade
dodge-durango-1.jpeg

A valorização do dólar fez seu preço saltar para R$ 219 900, colocando o Hyundai Grand Santa Fe (R$ 199 900) como seu principal rival. Caso você não goste de carros coreanos e seja um fanático por Dodge, vale a pena pensar no Journey R/T AWD. Ele pode até não ser tão grande e equipado, mas também tem sete lugares, vem com o mesmo motor V6 e custa R$ 85 000 a menos. Seu bolso agradece.

VEREDICTO

Feito para sete pessoas, o Durango é superlativo em tudo: tamanho, espaço e desempenho. E no preço também.

estrela.jpg
Continua após a publicidade

LEIA MAIS:

– Teste: Honda CR-V 2015

– Usado do Mês: Hyundai Santa Fe

– Comparativo: Hyundai Santa Fe x Land Rover Discovery Sport x Jeep Grand Cherokee

FICHA TÉCNICA
Motor gasolina, diant. transv., V6, 24V
Cilindrada 3 604 cm³
Potência 294 cv a 6 400 rpm
Torque 36 mkgf a 4 800 rpm
Câmbio automático de 8 marchas
Dimensões comprimento, 511 cm; altura, 180 cm; largura, 192,4 cm; entre- -eixos, 304,2 cm
Suspensão dianteira independente, duplo A
Suspensão traseira multilink
Freios disco, ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus liga leve, 265/50 R20
Consumo urbano 6,8 km/l
Consumo rodoviário 9,2 km/l
0 a 100 km/h 9,8 s
0 a 1000 m 30,8 s
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) 4,4 s
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) 5,9 s
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) 6,7 s
Frenagem 17/26,1/66,9 m
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.