Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As joias do mercado de seminovos: hatches

Antes de começar o garimpo de seminovos, conheça algumas pedras preciosas que você não deveria deixar escapar

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h25 - Publicado em 12 jan 2016, 17h33

Joias do mercado - dicas de usados

Os números de vendas de automóveis seminovos não refletem a mesma crise que o mercado de novos enfrenta. Os negócios com usados cresceram 6% em 2015 e o período entre dezembro e o começo de 2016 é promissor. Se você quer aproveitar sua restituição de Imposto de Renda, 13º salário e bônus para trocar de carro, a hora é agora. E há boas oportunidades – várias com pouca procura – que podem fazer valer cada centavo de seu dinheiro. Com auxílio da Segurar.com e Cif Consultoria, vasculhamos os classificados atrás de ofertas.

Para começar, vamos dissecar os segmentos de hatches compactos, hatches compactos premium e hatches médios. Nas próximas matérias, abordaremos as subsidivisões de sedãs, SUVs, minivans e picapes.

HATCH COMPACTO

Toyota Etios X 1.3 2014

Toyota Etios X 1.3
Etios vale a pena, apesar do visual ()

O trunfo do Etios é ser um Toyota. A rede trata os donos do compacto com a mesma atenção que dá aos proprietários de modelos mais caros. Em outras palavras, é quase uma garantia de não ter problemas no pós-venda – e isso vale também para os veículos usados.

QUATRO RODAS viveu essa experiência por 18 meses, período em que o hatch conviveu conosco no teste de Longa Duração. O nipo-brasileiro rodou 60 000 km sem nos dar dores de cabeça, e ao custo de R$ 2 167 em revisões e peças extras. Após quase dois anos de uso e hodômetro bem rodado, nosso Etios estava íntegro e confiável como um carro zero-quilômetro.

Beleza é a principal ressalva do Etios. Ou melhor, a falta dela. A confiabilidade mecânica vem acompanhada de um visual simplório. Por dentro, tudo é básico: faltam equipamentos de comodidade e de segurança. Não há travas automáticas, nem chave canivete com controle remoto. Se você esquecer o farol aceso ao estacionar, o Etios não te dá aviso nenhum – algo que até o finado Celta oferecia. Faltam ajustes entre o banco do motorista e a coluna de direção. Falta até tinta: as áreas que os olhos não veem e a parte interna do capô não recebem pintura. Por fim, seu painel de instrumentos é incômodo, no centro do painel, e difícil de ler.

Toyota Etios X 1.3
Instrumentos no centro do painel são ruins de ler ()
Continua após a publicidade

Mas o Etios não dá problema. É gostoso de dirigir, econômico e ágil – mesmo com o motor 1.3 de 90/84 cv (etanol/gasolina). Por isso, não é necessário dar preferência ao Etios 1.5. O propulsor menor dá conta do recado até na estrada. Também não é problema levar para casa um modelo 2013 – o Etios chegou ao Brasil em 2012.

Toyota Etios X 1.3 2014
Preço: FIPE: R$ 31.053
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.3 16V, 90/84 cv; câmbio manual, 5 marchas
Consumo (km/l): urb, 9,3; rod, 12,2 (etanol)
Dimensões: comp., 378 cm; larg., 170 cm; altura, 151 cm; peso, 915 kg
REVISÕES
30.000 km R$ 393
40.000 km R$ 549
50.000 km R$ 311
60.000 km R$ 484
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 177
Discos dianteiros: R$ 138
Amortecedores dianteiros: R$ 444
Pneu: R$ 267
DESVALORIZAÇÃO -1,2% (2014-2015)
SEGURO R$ 1.586

HATCH COMPACTO PREMIUM

Renault Sandero Stepway 2014

Sandero Stepway Rip Curl
Aventureiro, desde que seja no asfalto ()

A versão pseudoaventureira do Sandero chegou ao mercado em 2009, um ano após o lançamento do modelo. Além da maior altura (a suspensão foi elevada em 4 cm), o Stepway trouxe mais capricho ao visual do hatch. Tinha para-choques pronunciados, um aplique nos para-lamas, faróis com máscara negra e rack de teto. Por dentro, porém, a Renault não teve como esconder a simplicidade. Havia revestimento exclusivo nos bancos, painel de instrumentos com uma moldura colorida e peças feitas de plástico fosco prateado.

A linha 2014, fabricada a partir de 2013, ainda está na garantia – a cobertura é de três anos. E representa o último ano em que essa geração foi produzida. O Stepway foi totalmente reestilizado em 2015. Não chega a ser uma pechincha, mas, por R$ 38 810, é uma boa oportunidade de andar em um modelo completo e vistoso.

O Stepway vem de série com direção hidráulica, faróis auxiliares e computador de bordo. Ar-condicionado, travas e vidros elétricos eram opcionais. Entre os seminovos, unidades sem esses equipamentos são micos. Fuja deles.

Continua após a publicidade
Sandero Stepway Rip Curl
Sandero Stepway não esconde a simplicidade ()

Um Sandero Stepway 2013 também é bom negócio. Seu preço de referência (Fipe) é de R$ 34 895. Mas tanto o 2014 quanto o 2013 podem ser encontrados por até R$ 5 000 a menos.

As primeiras revisões têm valor compatível com a categoria, mas a manutenção dos 60 000 km pesa no bolso. Faça a escolha por modelos poucos rodados ou pelos que já tenham feito a visita obrigatória dessa quilometragem. Precisa de espaço para bagagem? Cuidado! O volume do porta-malas comporta apenas 320 litros.

Renault Sandero Stepway 2014
Preço: FIPE: R$ 38.810
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6 8V, 112/107 cv; câmbio manual; 5 marchas
Consumo (km/l: urb, 6,7; rod, 8,9 (etanol)
Dimensões: comp. 409; larg. 175; altura 164; peso 1 117 kg
REVISÕES
30.000 km R$ 459
40.000 km R$ 710
50.000 km R$ 459
60.000 km R$ 1.755
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 165
Discos dianteiros: R$ 228
Amortecedores dianteiros: R$ 502
Pneu R$ 389
DESVALORIZAÇÃO -1,2% (2014-2015)
SEGURO R$ 2.303

HATCH MÉDIO

Ford Focus SE 1.6 2013

ford focus se 1.6
Focus atual tem grade diferente, ? la Aston Martin ()
Continua após a publicidade

Sem dúvida, o Golf é o protagonista dos sonhos de quem quer um hatch médio. Mas os que sonham acordados não fecham os olhos para o Focus, um dos melhores automóveis em sua categoria. O Ford sofre com desvalorização abaixo da média nos dois primeiros anos de uso, e isso se converte em oportunidades no mercado de usados. A perda de valor nos últimos 12 meses desse Focus foi de 2,9% contra 4,1% de um Cruze LTZ 2013 – mais uma boa alternativa ao Golf. Outra vantagem do Ford é o seguro. Custa metade do valor do Golf: R$ 2 897.

Entre os usados, o Focus é precioso. Dê preferência para as versões mais equipadas (SE e SE Plus). Ao optar pelo hatch argentino, você leva para casa um carro com dotes esportivos – ele tem comportamento dinâmico irrepreensível, dirigibilidade exemplar e potência compatível com o porte do carro. Seu motor 1.6 desenvolve 135 cv e tem duas opções de câmbio: manual de 5 velocidades e automatizado de dupla embreagem (PowerShift).

ford focus se 1.6
Focus agrada pelo bom nível de equipamentos ()

A suspensão também merece crédito: independente nas quatro rodas, do tipo multilink na traseira – não é raro encontrar eixo de torção atrás entre os rivais. Além disso, tem controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus, sistema multimídia com comando de voz e volante multifuncional e rodas de 16 polegadas. Nada mal para um seminovo, não?

E se você estiver disposto a investir um pouco a mais, pode ir para casa com um motor 2.0. Quando foi lançado, em 2013, o SE 1.6 manual custava R$ 63.990. E o PowerShift, R$ 69.990. Hoje, o primeiro tem preço médio de R$ 53.746. Uma bela economia.

Ford Focus SE 1.6 2013
Preço: FIPE: R$ 53 746
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6 16V, 135/131 cv; câmbio manual; 5 marchas
Consumo (km/l): urb, 8,6; rod, 11,1 (etanol)
Dimensões (cm): comp. 435,8; larg. 182,3; altura 148,4; peso 1 310 kg
REVISÕES
30.000 km: R$ 564
40.000 km: R$ 1.240
50.000 km: R$ 536
60.000 km: R$ 724
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 330
Discos dianteiros: R$ 492
Amortecedores dianteiros: R$ 690
Pneu: R$ 299
DESVALORIZAÇÃO – 2,9% (2014-2015)
SEGURO R$ 2.897
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.