Volvo V40 T3 Kinetic: um negócio da… Suécia?
Bonito e seguro como outros modelos da Volvo, o V40 ganha motores mais modernos e econômicos na linha 2016. E agora está mais barato
Não são só as belas linhas que chamam atenção na traseira do V40. Uma pequena bandeirinha acima da frase “Feito pela Suécia” colada na tampa do porta- malas remete às raízes escandinavas da Volvo, controlada pela chinesa Geely desde 2010. Se esse pequeno detalhe é a única mudança visual no hatch, a linha 2016 traz duas importantes alterações que os olhos não veem: a nova nomenclatura de versões e a estreia dos motores Drive-E.
A configuração de entrada agora se chama T3 Kinetic. Equipado com um inédito motor 1.5 de quatro cilindros com turbo, ela tem 152 cv, mais do que o Audi A3 Ambition (122 cv) e próximo do Mercedes A 200 (156 cv), mas abaixo do BMW 120i (184 cv). Na pista, ele andou menos (9,2 no 0 a 100 km/h contra 8,5 s do A 200, de potência equivalente) e bebeu mais (10,7/13,8 km/l em cidade/estrada ante 12,9/16 km/l). Mesmo assim, no dia a dia o V40 se mostrou ágil, com respostas rápidas ao leve toque no acelerador, principalmente na cidade. Sua direção direta é bastante precisa, favorecendo os fãs de uma condução mais esportiva, enquanto a suspensão tem calibragem firme, mas sem maltratar os ocupantes nas esburacadas ruas brasileiras.
Embora esteja entre nós há quase três anos, o V40 continua sedutor. As linhas ousadas não fazem feio frente aos rivais mais novos, como os recém-reestilizados BMW Série 1 e Mercedes Classe A. Já a cabine é muito bem-acabada mesmo na versão básica, com materiais de primeira qualidade e padrão de construção acima da concorrência. Mas repleta de botões, está cada vez mais datada.
Se no desempenho o V40 não brilha, o hatch deixa seus rivais para trás na generosa lista de equipamentos. De série ele traz ar digital bizona, bancos de couro, central multimídia com DVD, faróis com leds e acendimento automático, sete airbags (incluindo um para proteção dos joelhos do motorista), City Safety (frenagem autônoma que impede colisões até 15 km/h) e o On Call, sistema de monitoramento que rastreia e presta assistência em situações de emergência.
Apesar de recheado, dois itens, fazem muita falta: o sensor de estacionamento traseiro e a câmera de ré. Sem eles, estacionar em vagas apertadas é uma tarefa complicada, especialmente em um carro com linha de cintura elevada e área envidraçada reduzida em nome do estilo. Esses itens são oferecidos apenas na versão intermediária, rebatizada Momentum T4. Comparada à básica, ela ganha faróis de xenônio, partida sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e quadro de instrumentos configurável, além do motor mais forte (um 2.0 de 190 cv) e um preço mais alto (R$ 132.950).
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Mais do que desempenho, estilo ou conteúdo, a Volvo quer fisgar clientes pelo bolso. Por R$ 99.950, o V40 custa menos que seus rivais alemães, todos vendidos a partir de R$ 110.000. Para quem procura um hatch seguro, estiloso e bem equipado, o V40 é uma boa opção.
VEREDICTO
Design atraente, bom preço e motor ágil fazem do V40 uma das melhores opções entre as versões básicas dos hatches de luxo.
ACELERAÇÃO | |
---|---|
de 0 a 100 km/h | 9,2 s |
de 0 a 1000 m | 30,4 s – 173 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA | n/d |
RETOMADA | |
de 40 a 80 km/h | 4,3 s |
de 60 a 100 km/h | 5,2 s |
de 80 a 120 km/h | 7,0 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,9 / 27,1 / 62,8 m |
CONSUMO | |
urbano | 10,7 km/l |
rodoviário | 13,8 km/l |
Preço: | R$ 99.950 |
---|---|
Motor: | gas., diant., transv., 4 cil., 82 x 70,9, 1 498 cm3, 10,5:1; 152 cv a 5 000 rpm, 25,5 mkgf entre 1 700 rpm e 4 000 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão: | independente McPherson (diant.), multilink (tras.) |
Freios: | disco vent. (diant.], disco sólido [tras.) |
Rodas e pneus: | liga leve, 205/50 R17 |
Dimensões: | comprimento 436,9 cm; altura 142 cm; largura 178,3 cm; entre-eixos 264,7 cm; peso, 1 554 kg; porta-malas 324l; tanque 62 litros |