Um Toyota GT 86 está recebendo o motor V8 da Ferrari 458!
Apesar dos desafios, como a montagem de um motor central em um cofre dianteiro, a preparação promete bons resultados
A Toyota escolheu a Subaru para dividir o desenvolvimento do GT 86 — ou BRZ, no caso da segunda marca. Há ainda o FR-S, versão feita para a extinta divisão americana Scion. Mas, quem diria: o esportivo agora ganhou um toque italiano com nada menos que um motor vindo da Ferrari 458 Italia. A preparação será feita pelas mãos do piloto de drift e customizador profissional Ryan Tuerck. O lado ruim é que apenas uma unidade ganhará o coração do Cavallino Rampante.
LEIA MAIS:
>> Jeremy Clarkson: alvo da inveja a bordo de uma Ferrari
Não pense, porém, que a transformação tem sido simples. Para receber o V8 4.5 de 570 cv, o Toyota está passando por uma série de mudanças e reforços estruturais, uma vez que o motor foi idealizado para ocupar a porção central-traseira do veículo, como na Ferrari, enquanto o GT 86 reserva a porção frontal para ele.
Uma das maiores implicações está no modo como o V8 receberá o ar externo, já que seus dutos ficam virados contra o fluxo. De acordo com Tuerck no vídeo abaixo, foi criada uma caixa de admissão personalizada, com dois filtros de ar com alto fluxo, que será instalada próxima ao para-brisa, de onde será captado o ar necessário. Aberturas laterais também auxiliarão no sistema de captação do ar. A transmissão, assim como outros parâmetros, ainda não foi definida. No entanto, o piloto responsável pelo projeto aponta que o ronco saído dos escapamentos deverá ser igual ou muito próximo do proferido pela Ferrari 458 Italia.
Só para comparar, o GT 86 original tem um motor 2.0 boxer de 200 cavalos e 20,9 mkgf de torque. Já o V8 da Ferrari 458 Italia tem 4,5 litros, 570 cavalos e 55 mkgf. Já imaginou o quanto esse cupê vai andar depois de pronto?
Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas
Jeep Avenger 2026 será fabricado no Brasil junto com C3 e Aircross